A dor no lado direito é um dos sintomas mais comuns, pois pode resultar de muitas causas diferentes. Na maioria das vezes, não é um problema sério como, por exemplo, um trauma na caixa torácica ou nas costelas, o que causa dores muito intensas.
Felizmente, embora geralmente seja um pouco incômoda, não causa nenhum inconveniente adicional e eventualmente desaparece sem deixar nenhum efeito secundário em seu caminho. No entanto, esta não é a única razão pela qual podemos sofrer com esta sintomatologia. Que outras causas podem estar por trás disso?
Apendicite
Apendicite é uma das doenças mais comuns ligadas à dor no lado direito, que é uma inflamação do apêndice, uma bolsa que liga o cólon e o lado inferior direito do abdômen. No entanto, para identificá-la, ela também é frequentemente acompanhada por outras queixas, como uma dor de barriga naquela área do corpo, que geralmente começa ao redor do umbigo ou na boca do estômago, e é por isso que a princípio pode ser confundida com uma clássica dor de estômago, que ao longo do dia geralmente se desenvolve para uma dor mais contínua e intensa.
Outros sinais de apendicite incluem a incapacidade de andar em pé, pois os danos podem variar de acordo com a inclinação da barriga; perda de apetite, inchaço abdominal ou febre leve que pode piorar à medida que a doença progride. Se você notar tais sintomas, não hesite em ir ao médico mais próximo, pois requerem atenção imediata.
Intestino preso
Esta é uma das causas menos preocupantes, mas também pode desencadear dores severas no lado direito. Como é bem conhecido, a prisão de ventre é uma condição caracterizada pela dificuldade persistente para evacuar . Um bloqueio que leva a dor e inchaço no abdômen, defecação dolorosa e às vezes vômitos.
Felizmente, para aliviar este problema é suficiente aumentar a ingestão de líquidos, especialmente água, e dar mais destaque à dieta de alimentos ricos em fibras, pois esse nutriente está intimamente ligado ao trânsito intestinal.
Intestino irritável
Pessoas com este problema sofrem com diarreia, gases ou inchaço, mas também de desconforto localizado ou dor no abdômen, que pode ser constante ou alternada com momentos mais calmos. Por ser uma doença que afeta diretamente o intestino, muitas vezes é aliviada por mudanças na rotina alimentar do paciente, como comer pequenas refeições várias vezes ao dia, mastigar lentamente e evitar alimentos que causam gases e flatulência, bem como aqueles que são ricos em carboidratos. O ideal é procurar os conselhos de um médico.
Pedras nos rins
A pedra nos rins é a formação de massas sólidas, compostas de cristais. Estas geralmente levam vários dias ou mesmo semanas para se formar, de modo que o paciente não está ciente de sua presença até que os primeiros sintomas apareçam, incluindo a dor no lado direito. Embora a pedra possa ser dissolvida bebendo muitos líquidos ou tomando medicamentos, é importante consultar um médico para confirmar o diagnóstico.
Outras causas a considerar
Como vimos acima, há muitas razões por trás da dor no lado direito do corpo, além daquelas discutidas ao longo deste artigo. Esta lista também inclui, entre outras:
- Pneumonia
- Problemas de vesícula biliar
- Inflamação do pâncreas
- Hérnia abdominal
- Cistos nos ovários
- Úlceras estomacais
- Pancreatite
- Intoxicação alimentar
- Intolerância à lactose
- A doença de Crohn
- Refluxo gastroesofágico.
Diante desta ampla gama de causas, é natural perguntar: como podemos obter um diagnóstico confiável e completo? É normal focar principalmente em quanto tempo o paciente está com dor, os sintomas que o acompanham e a história que pode ter desencadeado a condição.
O tratamento também corresponderá à origem do problema. Por exemplo, se a dor está relacionada a dores de estômago, uma dieta mais leve e o aumento de líquidos são o tratamento mais comum. Daí a importância de consultar seu médico ao menor sinal de alarme.
Leia mais:
- Se tem dormência nas mãos, não ignore estes 7 motivos!
- Cãibra noturna: conheça algumas maneiras para aliviar as dores e acabar com esse problema
- 15 sintomas da falta de vitamina B12!
- 10 benefícios do alecrim que você não imaginava!
Fonte: alimente.elconfidencial/ Verónica Mollejo