15 sintomas da falta de vitamina B12!

Conheça os principais sintomas da falta de vitamina B12! A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Ela ajuda a produzir glóbulos vermelhos, mantém o sistema nervoso em ordem e auxilia na formação do DNA. Por isso, quando falta vitamina B12, pode ser um problema sério para a saúde.

Neste artigo, vamos considerar 15 sintomas que aparecem quando não temos vitamina B12 suficiente e também falar sobre as causas. Além disso, conhecerá 9  alimentos ricos em vitamina B12.

Sintomas da falta de vitamina B12 no organismo

Para começar, vale lembrar que a falta de vitamina B12 nem sempre é fácil de perceber. Talvez leve anos para notar algum sinal e, às vezes, esses sinais são confundidos com outras coisas. Por isso, é importante conhecer os sintomas da falta de vitamina B12 para agir rápido e corrigir o problema.

Os indivíduos mais acometidos geralmente são: veganos, idosos, mulheres grávidas e as que amamentam, pessoas com pancreatite e diabetes tipo 2.

Principais sintomas da vitamina B12:

  • Anemia
  • Doenças cardiovasculares
  • Redução da capacidade da visão
  • Depressão e distúrbios neurológicos
  • Fadiga e exaustão
  • Dores de cabeça e dificuldade de concentração
  • Problemas digestivos
  • Nervosismo e irritabilidade
  • Dor, dormência e formigamento nas mãos, braços, pernas e pés

15 sintomas da falta de vitamina B12!

O que causa deficiência de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 acontece quando você não consome vitamina B12 suficiente ou quando o seu corpo não consegue absorver adequadamente a vitamina que ingere. Aqui estão algumas das causas mais comuns da deficiência de vitamina B12:

Dieta pobre em vitamina B12: Se a sua alimentação não inclui alimentos ricos em vitamina B12 ou produtos enriquecidos com essa vitamina, você pode ter deficiência.

Inflamação no estômago (Gastrite): Quando o revestimento do estômago está inflamado, isso diminui a produção de ácido clorídrico, que é necessário para a absorção de vitamina B12.

Anemia perniciosa: É uma condição rara onde o corpo não produz uma proteína chamada fator intrínseco, que é necessária para a absorção da vitamina B12.

Doenças do sistema digestivo: Condições como doença de Crohn ou doença celíaca interferem na capacidade do organismo de absorver a vitamina B12.

Cirurgia gastrointestinal: Após algumas cirurgias, como Bypass gástrico, a capacidade do corpo de absorver vitamina B12 é afetada.

Consumo excessivo de álcool: O uso excessivo de álcool prejudica o sistema digestivo, impactando a absorção da vitamina B12.

Problema genético com transporte de vitamina B12: Uma condição rara chamada deficiência de transcobalamina II impede o transporte adequado da vitamina B12 no corpo.

9 alimentos ricos em Vitamina B12

Para começar, é importante saber que a quantidade recomendada de vitamina B12 por dia varia de acordo com a idade, sexo e condições de saúde. Agora, conheça 9 alimentos que são ótimas fontes de vitamina B12:

1. Fígado

O fígado talvez não seja o alimento preferido de todos, mas é uma excelente fonte de vitamina B12. O fígado de boi, por exemplo, fornece até 20 µg de B12 por porção de 100g. Além disso, ele é rico em ferro e vitamina B6, ambos importantes para manter a energia no dia a dia.

2. Mariscos

Mariscos, como ostras e berbigões, são ricos em vitamina B12. Uma porção de 100 g de berbigões contêm entre 80 e 100 µg de B12, enquanto as ostras têm entre 16 e 18 µg por 100 g. As vieiras também contêm B12, mas em menor quantidade, cerca de 1,2 a 1,5 µg por 100 g.

3. Salmão

O salmão é uma fonte saborosa de vitamina B12, oferecendo cerca de 3 µg por porção de 100 g. O salmão também é rico em proteínas e ácidos graxos ômega 3, que são ótimos para a saúde do coração e do cérebro.

4. Atum

O atum é outro peixe popular e também é uma boa fonte de B12. Uma porção de 100 g contém cerca de 2,2 a 2,4 µg de B12. O atum também oferece benefícios como ômega 3, vitamina B6 e potássio.

Sintomas da falta de vitamina B12

5. Carne moída

A carne moída é uma escolha clássica para quem procura proteína e vitamina B12. Uma porção de 100 g de carne moída cozida contém entre 2,2 e 2,5 µg de B12. Além disso, o alimento é uma ótima fonte de ferro.

6. Leite

O leite e outros laticínios também contêm vitamina B12. Um copo de 250 ml de leite oferece entre 1,1 e 1,4 µg de B12. Além disso, o leite é rico em cálcio, importante para os ossos fortes.

7. Iogurte natural

150 g de iogurte natural contém cerca de 1 µg de vitamina B12. O iogurte também é uma ótima fonte de cálcio e probióticos, que são benéficos para a saúde intestinal.

8. Ovos

Os ovos são uma opção prática e também fornecem vitamina B12. Um ovo contém cerca de 0,6 µg de B12. Além disso, os ovos oferecem gorduras monoinsaturadas e vitamina D.

9. Alimentos enriquecidos e cereais de café da manhã

Qualquer desculpa para comer mais cereais é sempre bem-vinda, e eles ajudam a obter mais B12 em sua dieta.

Fique atento aos rótulos para B12 (ou cobalamina), pois todos os alimentos são ligeiramente diferentes; o fermento nutricional enriquecido, por exemplo, pode conter até 23-25µg por 15g.

Conclusão

A vitamina B12 é vital para a saúde do sistema nervoso e a produção de glóbulos vermelhos. Quando há falta dessa vitamina, você pode experimentar uma ampla gama de sintomas.

Reconhecer esses sintomas é importante porque a deficiência de vitamina B12, se não tratada, leva a complicações sérias. Felizmente, a condição é corrigida com suplementação ou mudanças na dieta, ajudando a prevenir problemas de saúde mais graves a longo prazo.

Obs. : Se você tiver alguns desses sintomas, procure a orientação de um profissional de saúde.

Leia mais: