Conheça 5 alimentos que não deve ser lavados

Sempre fomos ensinados como é importante lavar os alimentos antes de cozinhar, mas nem sempre é o caso, na verdade, em alguns casos pode ser prejudicial.

Por que estes alimentos não devem ser lavados?

Conheça 5 alimentos que não não deve lavar para evitar a contaminação por bactérias e preservar seus nutrientes:

Ovos
Pode lavar os ovos, mas apenas antes da sua utilização imediata, para não danificar a cutícula que protege da entrada de bactérias.

As cascas de ovos são caracteristicamente porosas e possuem uma fina camada de cutícula que as torna impermeáveis e impede a entrada de germes. Se lavar o ovo, poderia remover a cutícula e as bactérias penetrariam então na casca.

Frango
Há alguns anos, a UK Food Standards Agency (FSA) realizou um estudo sobre os hábitos de preparo de frango da população britânica e, de acordo com seus dados, mais de 40% das pessoas lavavam o frango antes de cozinhá-lo. Isto parece aumentar em vez de reduzir o risco de intoxicação alimentar.

Se quer garantir a segurança, é importante que faça isso:
Cozinhe bem o frango, não o deixe mal cozido.
Tome cuidado com a contaminação cruzada. Não utilize a mesma tábua de cortar ou utensílios de cozinha que utiliza para o frango cru para manipular outros alimentos.

Carré e bife de carne bovina
Como no caso dos filés de frango, porco e carne de boi, não devem ser lavados. Isto porque muitos dos nutrientes, sabores e aromas podem ser perdidos na água.

Cozinhe bem este tipo de carne e evitará qualquer possível intoxicação alimentar.

Arroz
O primeiro é o fato de que todo o processo de transformação do arroz estar de acordo com as regras de higiene e segurança alimentares.

O segundo motivo pelo qual o arroz não deve ser lavado antes de ser cozinhado está relacionado com o fato do mesmo perder nutrientes essenciais durante esta lavagem. São significativas as perdas de nutrientes tais como proteínas e potássio, assim, como vitaminas B1, B2 e B3.