Benefícios de dormir com meias

Por mais estranho que possa parecer, dormir com meias pode ajudar a dormir mais rápido. Isto porque a regulação da temperatura é uma parte necessária do ciclo do sono.

Dormir é uma parte vital da vida de todos. Afinal, os seres humanos passam cerca de um terço de sua vida dormindo.

O sono é essencial para o funcionamento normal do cérebro e do corpo.

A maioria das pessoas tem dificuldade para dormir de vez em quando. Um truque que talvez não tenham tentado é dormir com as meias calçadas.

Continue lendo para saber mais sobre os benefícios e também as desvantagens de dormir com as meias calçadas.

Ajuda a adormecer
Durante os períodos mais frios do ano, quando a temperatura corporal cai de 1 a 2 graus durante a noite, as meias aumentam a temperatura corporal, atuando como termorreguladores e, portanto, ajudam a adormecer melhor.

Temperatura corporal
Ter os pés quentes, graças às meias, faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e o cérebro interpreta esta sensação como um sinal de que é “hora de dormir”, pois existe uma relação direta entre esta dilatação e a velocidade com que adormecemos.

Importância do material das meias
É importante que as meias sejam feitas de fibras naturais como fio ou algodão, pois isso evitará que seus pés suem durante a noite e ajudará a mantê-los secos e saudáveis.

Prevenir infecções
Segundo estudos, as meias atuam como uma “barreira protetora” entre a pele do pé e os lençóis ou cobertores, evitando assim o contágio e as infecções (especialmente quando se dorme em lugares desconhecidos).

Pé diabético
Em pacientes diabéticos, como a sensibilidade profunda e superficial do pé é alterada (frio, calor, corpos estranhos, reflexos, etc.), mais atenção deve ser dada. Recomenda-se usar sempre meias feitas de fibras naturais (algodão, lã, fio, couro, etc.) para manter a temperatura e reduzir a sensação de frio, mas sem costuras ou elásticos que espremam ou apertem os pés e podem ferir a pele.

Desvantagens
As meias dificultam a circulação, portanto, se tiver problemas com varizes, pés inchados e outros problemas circulatórios, é melhor dormir sem elas.

Fonte: .Podoactiva