10 alimentos que precisamos consumir depois dos 40 anos

Consumir alimentos saudáveis é importante em qualquer idade. Porém, depois dos 40, você deve prestar atenção ao que come. De fato, há 10 alimentos essenciais que deve comer depois dos 40. Obviamente, o processo da digestão fica mais lento à medida que envelhecemos.

Quais são os 10 alimentos que precisamos comer depois dos 40?

'

Cereais integrais
Os carboidratos que os compõem devem ser reduzidos na medida certa e dependendo da atividade física que fazemos, mas não devem ser eliminados, pois são necessários como fonte de energia, além de ajudar a acelerar nosso metabolismo. É preferível que sejam integrais, pois nosso corpo precisa de mais energia para digeri-los.

Salmão
A partir desta idade, é recomendado comer mais peixe do que carne, especialmente peixe oleoso para manter um peso ideal, pois foi demonstrado que a gordura insaturada, mais especificamente os ácidos graxos polinsaturados, Ômega 3, que a compõem, ajudam a reduzir a gordura abdominal e a perder peso. Além disso, este tipo de gordura ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Chá-verde
Pode ser essencial e útil consumir pelo menos uma xícara de chá-verde por dia, pois está comprovado que acelera nosso metabolismo e, portanto, facilita perder peso. Ele também melhora nosso sistema imunológico e tem propriedades antioxidantes.

Morangos
Os morangos são ricos em vitamina C, que é essencial para a correta do colágeno. Além disso, seu baixo teor calórico o torna ideal para a perda de peso e seu teor de fibras evita a prisão de ventre. Estabiliza a pressão arterial e melhora a condição de nossa pele, combatendo as rugas.

Nozes
Consumir este fruto ajuda a combater a ansiedade, já que é saciante, além de ajudar a prevenir acidentes cardiovasculares, que ocorrem mais frequentemente em mulheres acima de uma certa idade, graças a gorduras insaturadas como o Ômega 3. Também contém um alto teor de magnésio, um mineral que combate à fadiga e o cansaço.

Soja
Esta leguminosa, como outros legumes, é composta de antioxidantes chamados isoflavonas, que pertencem à família dos fitoestrógenos. Esses são hormônios vegetais que têm uma estrutura química muito semelhante ao estrogênio que sintetizamos em nosso corpo. Eles podem ter efeitos benéficos tais como o alívio das ondas calor, a redução do colesterol, a prevenção da perda óssea e do câncer de mama.

Iogurte
A partir dos 40 anos, começamos a perder 0,7% da massa óssea, razão pela qual os laticínios em geral começam a ganhar importância nesta fase da vida. Para evitar ou reduzir a descalcificação, precisamos de um suprimento correto de cálcio e, mais importante, de vitamina D, que ajuda o cálcio a ser absorvido corretamente.

Alho
Em geral, devemos usá-la diariamente como parte de todas as refeições, devido aos grandes benefícios que traz. É considerado um antibiótico natural capaz de manter nosso sistema imunológico forte. Ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, graças a um composto chamado alicina, o alho ajuda a manter nossa pele jovem e lisa, reduzindo a inflamação e reparando os tecidos.

Limão
O limão é uma fruta cítrica que traz muitos benefícios para a saúde. Ele nos ajuda a perder gordura e a reduzir a temida celulite que é tão comum nesta fase da vida devido a mudanças hormonais. Além disso, seu teor de vitamina C melhora consideravelmente nosso sistema imunológico, prevenindo resfriados e gripes.

Ovos
O consumo de ovos é essencial em qualquer etapa da vida, mas ainda mais à medida que envelhecemos. Seu conteúdo proteico é essencial para a recuperação dos tecidos e músculos, e em particular do colágeno, que pode ser importante para a manutenção da pele, mantendo sua elasticidade e tonalidade, prevenindo o envelhecimento e ajudando na regeneração das células da pele. É muito importante fornecê-lo através da dieta, assim como evitar o estresse, álcool ou tabaco, fatores envolvidos na redução da produção natural de colágeno.