Suco de hortelã com limão

O suco de hortelã com limão possui inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, o aroma e o sabor característico da hortelã e do limão são muito bons, portanto, preparar receitas não é nenhum sacrifício.

Assim, neste artigo você vai conhecer os inúmeros motivos para consumir mais hortelã e limão. Também preparamos uma receita de um suco especial a partir destes ingredientes naturais.

Benefícios da hortelã para a saúde

Suco de hortelã com limão

As folhas de hortelã têm sido usadas em uma grande variedade de produtos. No entanto, ela pode ser consumida naturalmente adicionada a outros alimentos. Ela é composta principalmente de água, fibras, minerais como cálcio, potássio, cobre e magnésio, e vitaminas A, B, C e D. Mas como o suco de hortelã com limão pode lhe ajudar ao incluí-la em sua dieta?

Aliviar distúrbios digestivos

A infusão preparada com a hortelã tem sido usada desde a antiguidade para aliviar o inchaço e as cólicas abdominais. Portanto, ela tem o potencial de aliviar os gases e permitir que refeições pesadas sejam digeridas.

Ajudar contra gripe e resfriados

A hortelã é conhecida por suas propriedades expectorantes, descongestionantes e antissépticas, tornando-a útil para combater o resfriado comum, bem como ajudar indivíduos que sofrem de bronquite ou asma, pois facilita a expulsão do muco.

Além disso, o efeito refrescante da hortelã alivia a irritação da garganta, combate a tosse crônica e é um bálsamo para descongestionar o nariz.

Aliviar dores musculares

Quando aplicada sobre a pele, ajuda a aliviar dores musculares, como dores nas costas, aliviar picadas de insetos, tratar fungos nas unhas ou até mesmo fungos na pele, entre outros usos.

Eliminar o mau hálito

As propriedades antibacterianas encontradas na hortelã ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau hálito.

Contribui para o cuidado íntimo feminino

A hortelã pode ser usada topicamente para acalmar a área íntima externa. Em caso de irritação ou depilação na virilha que cause desconforto, como inchaço ou coceira, aplicação de um pouco de hortelã ajuda a área afetada.

Ajuda a aliviar hemorroidas

As hemorroidas geralmente são indolores, mas se você sofre de hemorroidas hemorrágicas, saiba que a hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e também é adstringente. Portanto, você pode usar um banho de assento para reduzir a dor das hemorroidas.

Contraindicações do consumo de hortelã

Embora a hortelã seja consumida pela maioria das pessoas, é importante não exagerar na quantidade, pois ela pode ter efeitos colaterais.

Além disso, pessoas que sofrem com a azia ou úlcera digestiva, bem como hérnia de hiato, precisam tomar cuidado.

Sabia que a hortelã é um estimulante? Por isso, aqueles que sofrem de insônia devem evitá-la. O uso excessivo de hortelã também pode desencadear episódios de nervosismo ou alergias.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem consultar seu médico. Com relação às crianças, é aconselhável que seu consumo seja feito somente por maiores de 6 anos de idade.

Benefícios do limão

Suco de hortelã com limão

O limão é uma fruta sensacional com inúmeros benefícios para o nosso organismo, pois contém: vitamina B, C e P e inclui minerais como magnésio, potássio, ferro, fósforo e flúor.

Limpeza do sistema digestivo

Consumir dois copos de água morna com limão pela manhã vai contribuir para ativar o sistema digestivo. Além de aliviar os sintomas de indigestão, azia e arrotos.

Equilibrar o pH

Você obviamente sabe que o limão é uma fruta ácida, quando entra em seu corpo, o ácido ascórbico é facilmente metabolizado, o que lhe permite alcalinizar o pH do corpo. Isso vai fazer você ter mais energia durante o dia e manterá seu organismo resistente a doenças.

Ajuda cicatrizar feridas

O limão é rico em vitamina C , ela estimula o sistema de defesa do seu corpo a cicatrizar feridas mais rapidamente. Além disso, esse importante nutriente é fundamental para proteger os tecidos, reduzir a inflamação de lesões e inchaços e é eficaz contra o estresse.

Antioxidante para o corpo

A fruta é considerada um antioxidante que ajuda a diminuir as rugas da pele, bem como algumas manchas produzidas pela passagem do tempo e da luz do sol. Além disso, sua natureza alcalina, quando entra em seu corpo, pode destruir certas bactérias que causam a acne.

Poderoso antibiótico

O limão é um poderoso antibiótico natural graças ao seu alto teor de vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do nosso corpo e a combater várias doenças, especialmente as respiratórias, tais como gripe, amigdalite, resfriados e até pneumonia.

Prevenção do câncer

Pesquisas demonstraram que o suco de limão pode prevenir o câncer ao impedir que as células tumorais do corpo se dividam. Além disso, graças à sua propriedade alcalina, é um alimento que combate muitas outras doenças, especialmente as causadas por vírus.

Prevenção da anemia

De fato, o limão tem o potencial de facilitar a absorção do ferro. Portanto, quando consumir alguma hortaliça adicione gotinhas de limão para que a assimilação do ferro seja facilitada em seu organismo.

Bom para saúde do coração

Os componentes encontrados no limão promovem a boa saúde do coração e, ao mesmo tempo, produzem efeitos anticoagulantes que melhoram a oxigenação do sangue.

Receita de suco de hortelã com limão

Ingredientes

  • 10 folhas de hortelã (lavadas e desinfetadas)
  • 1 limão (suco)
  • água
  • aromatizante a gosto.

Modo de fazer

  • Adicione o suco de limão em uma jarra com água e mexa bem como se estivesse fazendo uma limonada. 
  • Depois, coloque as folhinhas de hortelã e deixe-as em infusão por meia hora, de preferência na geladeira.
  • Após isso, adoce a gosto e sirva.

Como você pode ver, o suco de hortelã com limão é um produto natural completo, pois contem incríveis propriedades suficientes para ajudar a resolver vários problemas de saúde. Que tal incluí-los em sua dieta?

Leia mais: