Seu corpo precisa de vitamina D, um nutriente essencial, para manter os ossos fortes, uma função imunológica saudável e muitos outros benefícios. Porém, em excesso é perigosa para nosso organismo. Se você faz uso de suplementos, é fundamental saber os sintomas do excesso de vitamina D.
8 sintomas do excesso de vitamina D
Conheça alguns sintomas de excesso de vitamina D:
Náusea e vômito
Indivíduos que fazem uso excessivo de vitamina D, podem sentir náuseas e até vomitar. Os estudos indicam que esses sintomas geralmente aparecem algumas horas depois de tomar o nutriente.
Falta de apetite
Além disso, outro sintoma do uso excessivo de vitamina D é a falta de apetite, o que pode levar à perda de peso e outros problemas de saúde.
Dor abdominal e prisão de ventre
Tomar demais pode acabar afetando o sistema gastrointestinal, isso resulta em dor abdominal e prisão de ventre.
Fraqueza muscular
Um dos efeitos colaterais do uso excessivo de vitamina D é a fraqueza muscular, que talvez dificulte a realização de certas atividades.
Confusão
A vitamina em demasia também, com o tempo, pode afetar o cérebro, resultando em confusão e outros problemas cognitivos (memória).
Sede em excesso e urinar mais do que o normal
Tomar muito do nutriente também pode afetar a capacidade dos rins de controlar a quantidade de líquidos no corpo, o que pode resultar em sede excessiva e ir ao banheiro mais vezes.
Aumento da pressão arterial
Finalmente, estudos também comprovaram que o excesso desta vitamina pode prejudicar o sistema cardiovascular, resultando em um aumento da pressão arterial.
Quanto de vitamina D por dia, o corpo precisa?
O consumo diário recomendado de vitamina D varia de acordo com a idade e a condição de saúde de cada indivíduo. No caso, para os adultos, a quantidade recomendada é de 600 a 800 unidades internacionais (UI) por dia. Já para os idosos e pessoas com deficiência de vitamina D, a quantidade pode chegar entre 1000 a 2000 UI por dia.
Quanto aos bebês e crianças pequenas, eles precisam de menos vitamina D por dia, cerca de 400 a 600 UI por dia. No entanto, as mulheres grávidas e que estão amamentando também precisam de uma quantidade maior de vitamina D para garantir a saúde do bebê.
Quais são os melhores alimentos para obter vitamina D?
A exposição ao sol é a principal fonte de vitamina D, pois o nosso organismo produz o nutriente quando a pele é exposta à luz solar. No entanto, existem alguns alimentos que são ricos em vitamina D e ajudam a garantir que você obtenha a quantidade certa todos os dias.
Conheça alimentos mais ricos em vitamina D são:
- peixes gordurosos, como salmão, atum e sardinha
- gema de ovo
- fígado bovino
- cogumelos.
Além disso, atualmente muitos alimentos são fortificados com vitamina D, como leite, suco de laranja, cereais, iogurte e margarina.
Obs. : Este site visa apenas informar, mas não substitui um profissional de saúde. Procure sempre seu médico.
Leia mais: