Uma pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, Áustria, demostrou que os cães encaram seus donos como fossem seus pais.
Para chegar a essa conclusão, foram utilizados 22 cães na pesquisa. Eles foram separados da seguinte maneira: um terço deles foi separado dos donos. Dos que sobraram, metade deles ficou com seus donos, que permaneceram em silêncio durante o estudo e os demais, ficaram com seus donos, que estimulavam-nos a brincar e em troca ganhariam algum alimento.
Em seguida, os cães foram colocados na presença de pessoas estranhas. A que conclusão chegaram? Os pesquisadores notaram que os animais colocados na presença de pessoas estranhas não apresentaram nenhum estímulo nem com os brinquedos nem com os alimentos.
Segundo a pesquisadora, os dados provaram que os cães ficam mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos.
“Esta é a primeira evidência da similaridade entre o ‘efeito de base segura’ encontrado na relação dono-cachorro e na criança-pai”, diz a pesquisa.
Fonte: Superinteressante