David Fajgenbaum, atualmente, é médico e professor-assistente da escola de medicina da Universidade, da Pensilvânia, EUA.
Em 2010, enquanto era estudante de medicina e jogador de futebol, desenvolveu a doença de Castleman, doença mortal que gera a produção excessiva de células nos gânglios linfáticos do corpo.
Foi submetido a várias sessões de quimioterapia, na época era opção para tratar a doença, porém não teve bons resultados.
O quadro da doença se agravou e foi submetido a várias internações, inclusive, em uma ocasião, seus familiares foram chamados para se despedir dele.
Os médicos que cuidaram do caso informaram que seu corpo não podia mais suportar o tratamento com quimioterapia. Sem nenhuma solução a curto prazo, se dispôs a estudar seu próprio caso e achar uma solução definitiva para seu problema.
Depois de fazer vários experimentos, encontrou um medicamento que era usado para evitar rejeição de rins transplantados.
No anos de 2014, procurou a equipe que tinha tratado dele inicialmente para provar que o medicamento poderia ser usado no caso dele. Depois de usar o medicamento, sua saúde se estabilizou.
Durante a luta contra a doença, fundou uma instituição que ajuda pessoas que sofrem com esse problema.
O médico resolveu publicar um livro, para mostrar a luta contra sua doença, seus estudos e como conseguiu a cura.