As civilizações mais antigas, como o Egito, registraram, em papiros, a apreciação que tinham pelo sal – que não apenas servia para a saúde do corpo, como também já era sabido que ajudava a conservar alimentos.
Hoje vamos ensinar alguns usos alternativos para o sal. Veja:
–Sal nos calçados:
Entre as muitas utilizações do sal na casa, há também aquela de desodorante natural: principalmente se for colocado no interior dos sapatos, de fato, é capaz de absorver todo o cheiro. Se temos que eliminar manchas de suor desagradáveis à vista, em vez disso, basta misturar um pouco de sal com vinagre branco e água para resolver o problema. O sal é a solução, mesmo quando você está lidando com o mofo: misturando-o com um pouco de suco de limão, em pouco tempo o problema será resolvido.
– É um excelente remédio contra a caspa, sendo capaz de remover as células mortas da pele que ficam presas no couro cabeludo: massageando o cabelo e a pele com um pouco de sal antes do xampu, não será necessária a compra de produtos específicos no supermercado ou na farmácia.
– Falando de cuidado do corpo, o sal pode também tornar os dentes mais brancos, criando uma pasta de dentes em pó caseira, feita com duas colheres de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Esta solução ajuda a manter as gengivas saudáveis e a remoção da placa bacteriana, mas, sendo muito abrasiva, não deve ser usada todos os dias (se você fizesse isso, você iria estragar o esmalte do dente): uma vez a cada duas semanas é mais que suficiente para obter os resultados desejados.
– Sempre falando de cosméticos, o sal presta-se pode se tornar um esfoliante muito eficaz quando combinado com um pouco de azeite extra virgem: com a mistura dos dois ingredientes você pode obter uma pasta cremosa que pode ser aplicada para massagear a pele. Se você quiser uma mistura mais perfumada, você pode adicionar algumas gotas de um óleo essencial. O esfoliante assim preparado pode ser armazenado por algumas semanas em um frasco de vidro.
– Além disso, não se esqueça que o sal é perfeito para fazer a limpeza e, principalmente, para eliminar as manchas de vinho, mas também para esterilizar as esponjas, tanto aquelas utilizadas na cozinha para os pratos, tanto aquelas usadas no banheiro para lavar-se, e aquelas que servem para limpar a casa. Colocando em uma bacia um pouco de água fria e sal, as esponjas mergulhadas serão privadas de qualquer odor e irão durar muito tempo.
–Desentupir pias: Coloque bastante sal no ralo da pia. Depois acrescente água fervente por cima. Enquanto a água escoa para dentro dos canos, feche o ralo com um pano para fazer pressão (tenha cuidado para não se queimar). Você vai ouvir um barulho indicando que o cano está sendo desentupido.
– Finalmente, com o sal você pode remover manchas de café e chá, por exemplo, dos copos de cor branca, que ao longo do tempo tendem a se manchar: para tirar a sujeira nesse caso, basta esfregar acima de um pouco de sal, ou, em alternativa, mergulhá-los em uma solução de água e sal (e bicarbonato de sódio se você quiser) e mantê-los de molho por não menos que um par de horas.
otima dica.
Não é possível comentar.