Boldo: conheça os principais benefícios para o fígado

O boldo é uma planta que, graças às suas propriedades naturais, é usada para purificar o corpo, tratar insônia, assim como para problemas hepáticos. Suas folhas são frequentemente usadas para fins medicinais caseiros. O chá de boldo pode ajudar a melhorar o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e é até mesmo recomendado por alguns médicos para pessoas que sofrem de cirrose e doença hepática gordurosa.

O boldo fornece um alcaloide chamado boldine, uma substância que impede a formação de cálculos biliares e através de outras propriedades pode acrescentar grandes benefícios ao nosso corpo.

Se está se perguntando como preparar o chá de boldo em sua casa, não se preocupe, abaixo explicaremos o passo a passo para fazer a infusão.

Ingredientes
1 colher pequena de chá com as folhas do boldo
150 ml de água

Modo de preparo
Para começar com a preparação, devemos adicionar a colher de chá de folhas de boldo em água fervente por cerca de 15 minutos, desligue o fogo e deixe repousar por mais cinco minutos.

Com a ajuda de um coador, coloque em um copo e o chá de boldo está pronto para ser usado.

Contra-indicações para a limpeza do fígado com boldo
Embora como vimos o boldo para limpar o fígado seja realmente eficaz, é necessário que antes de tomá-lo conheçamos as principais contra-indicações desta planta, pois nestes casos é melhor procurar outro remédio ou tratamento.

Se estiver grávida ou amamentando.
Se sofre de doença hepática grave e/ou crônica.
Se houver uma grande obstrução dos dutos biliares, ou seja, em casos graves quando não se trata apenas de pequenas pedras.

Possíveis efeitos colaterais do chá boldo
Finalmente, também vale a pena conhecer os possíveis efeitos colaterais de tomar boldo para limpar o fígado ou para outros fins. Se tomados incorretamente, por exemplo, em excesso da quantidade diária ou para tratamento prolongado, estes são os efeitos colaterais mais comuns:

Diarreia leve.
Tonturas.
Náusea.
Efeito hipnótico.
Alucinações auditivas e visuais.

Portanto, é importante lembrar que se o que quer com esta bebida é desintoxicar o fígado, o primeiro ponto a considerar é consultar um especialista médico para determinar o que é melhor para sua saúde.

Fonte: UmCOMO/Gastrolabweb