5 benefícios da banha de porco

A banha é a parte gorda do porco utilizada no preparo de certos pratos. É utilizado em várias cozinhas em todo o mundo.

Entre os maiores consumidores estão a cozinha chinesa, em alguns países europeus e recentemente na cozinha americana, onde é utilizada na fritura de batatas fritas e na panificação.

Pesquisas produzidas pela Universidade de Montfort, na Inglaterra, concluíram que a estrutura molecular da banha de porco permanece inalterada, diferente dos óleos vegetais.

Além disso, a banha do porco contém muitos nutrientes que são benéficos para a saúde. Continue lendo e conheça mais sobre os benefícios de usar banha de porco na cozinha.

5 Benefícios de usar a banha de porco para cozinhar

Cozinhar com banha de porco é muito mais saudável do que com óleo vegetais. Porque sua composição é bem equilibrada, são: 40% de gorduras saturadas e 45% de gorduras monoinsaturadas.

A seguir verá cada um deles e as vantagens do uso sobre os óleos vegetais. Vamos ao primeiro?

Ótima para o coração

Como a banha de porco possui uma boa quantidade de gorduras monoinsaturadas, é ótima para a saúde do coração, ajuda a diminuir o mau colesterol.

Um ajuda contra depressão

A banha de porco possui ácido oleico, um produto que ajuda no combate à depressão e também quando passamos por repentinas mudanças de humor.

Muitas vantagens sobre o óleo

Diferente do óleo vegetal, a banha não secreta substâncias nocivas para o organismo. Veja outra vantagem! Este produto alcança rapidamente o ponto certinho de cozimento quando fritamos os alimentos, aí temos: economia de tempo e dinheiro.

Rica em nutrientes

Você ficará surpreso ao saber as propriedades deste produto: possui vitaminas B e C, minerais (ferro e fósforo), que são fundamentais para manter o corpo funcionando.

Por outro lado, é pobre em açúcares, o que favorece as pessoas que lutam com a glicose alta.

Fortalece os ossos

Finalmente, o cálcio e o fósforo têm potencial de fortalecer os ossos, mantendo-os saudáveis. A seguir irá aprender uma receita fácil.

Receita de banha de porco

Esta receita requer pouco ingredientes. Vamos lá!

Ingredientes

  • 1 kg de toucinho
  • 1 copo de água

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, congele o toucinho, para facilitar o corte em pequenos cubos.
  • Agora, colocamos os ingredientes em uma panela com fogo baixo.
  • Em seguida, despeje água aos poucos, não deixe o toucinho queimar.
  • À medida que o bacon vai soltando a gordura, mexa com continuamente com uma colher de madeira.
  • Mantenha a panela no fogo por mais 20 minutos. Quando observarmos que o toucinho se tornou em gordura, aí passamos a banha com um coador para outro recipiente, use uma gaze para retirar as impurezas.

Recomendamos também a leitura deste post: 6 óleos de cozinha mais saudáveis para usar na culinária

Fonte: Mylpan/cocinayvino