6 óleos de cozinha mais saudáveis para usar na culinária

A substituição de gorduras ruins (gorduras saturadas e trans) por gorduras mais saudáveis (monoinsaturadas e polinsaturadas) é benéfica para o coração.

Uma maneira de fazer isso é escolher óleos vegetais mais saudáveis para cozinhar e preparar alimentos.

Utilize estes óleos em vez de gorduras sólidas (como manteiga, óleos hidrogenados, banha e margarina) e óleos tropicais (como óleo de palma e de coco), que podem conter muita gordura saturada.

Abaixo está uma lista alfabética de óleos de cozinha comuns que contêm gorduras mais saudáveis e menos gorduras saturadas.

Canola
Milho
Oliva
Amendoim
Soja
Girassol

Alguns óleos especiais, tais como abacate, semente de uva, gérmen de arroz e gergelim, podem ser opções saudáveis, embora muitas vezes sejam mais caros ou difíceis de encontrar.

Em geral, escolha óleos com menos de 4 gramas de gordura saturada por colher de sopa e fique longe de óleos parcialmente hidrogenados ou gorduras trans.

Alguns óleos podem ter sabores distintos, portanto tente tipos diferentes para descobrir quais você gosta. Além disso, alguns óleos são melhores para certos tipos de cozimento do que outros, então pode querer manter vários tipos em sua despensa.

Geralmente, os óleos de cozinha podem ser utilizados no lugar de gorduras sólidas. Por exemplo:
Fazer seus próprios molhos para salada.
Grelhar e assar alimentos.
Untar frigideiras e panelas para evitar que os alimentos grudem.
Colocá-los sobre seus alimentos para acrescentar sabor.

Dicas para cozinhar com óleos saudáveis:
1.Os óleos mais saudáveis listados aqui são geralmente seguros para a maioria dos usos culinários domésticos, incluindo processos de alta temperatura como fritar alimentos.
2.Porém não recomendamos a fritura como método de cozimento.
3.Todos os óleos começam a se degradar quando atingem temperaturas elevadas. Portanto, se você acidentalmente deixar óleo no fogão e ele começar a aquecer demais ou até mesmo pegar fogo, descarte-o e comece de novo.
4.Se o óleo tiver mau cheiro, não o utilize. Quando o óleo é armazenado por muito tempo, ele pode oxidar ou ficar rançoso. Se isso acontecer, o óleo terá um odor característico e terá que se desfazer dele.
5.Não reutilizar ou reaqueça o óleo de cozinha.
6.Compre óleos de cozinha em recipientes menores para evitar desperdícios e armazene-os em um local escuro e fresco para mantê-los em boas condições por mais tempo.