Aura Teresa Márquez, uma senhora de 72 anos, reside numa casa humilde no bairro de El Refugio, nos subúrbios de Bogotá, Colômbia.
Esta senhora faz tudo para sustentar os seus 3 netos, sacrificando-se em silêncio pelo bem-estar deles.
Isso inclui atravessar aproximadamente 25 estradas não pavimentadas com os netos de 8 e 10 anos, para que não percam o ônibus escolar, mas não só.
Aura é uma avó tão corajosa que faz questão de cuidar da neta Laura Valentina, de 12 anos, que tem mobilidade reduzida, não fala nem anda.
Laura ficou acamada após os 8 meses, na sequência de uma febre alta que resultou em meningite. Desde então, ficou presa a uma cadeira de rodas.
Apesar da avó também ter problemas de saúde, especialmente nas pernas e pés que incham frequentemente, não deixa de levar a neta para todo o lado.
Enquanto as filhas Jenny Paula e Olga vão trabalhar como empregadas domésticas para conseguir algum rendimento, Aura fica encarregada dos três jovens.
Infelizmente, alguém roubou a cadeira de rodas antiga de Laura, junto com as poucas economias do seu irmão Alejandro e o primo Jonah.
Além disso, a única pessoa que os ajudou nessa altura foi Carlos, filho de Aura, mas agora ele encontra-se preso. Ao ver que a família estava passando por tantas dificuldades e que nem fraldas tinham para as crianças, Carlos roubou e foi apanhado pela polícia.
A mãe e a avó de Laura estão muito triste pois não têm como oferecer seja o que for às crianças nas festas do fim do ano. Felizmente, elas contentam-se com muito pouco, mesmo sem nunca terem tido roupas ou brinquedos novos (todos os seus foram conseguidos em segunda mão ou encontrados no lixo).
Apesar de tudo, a avó Aura acredita que ainda possa acontecer um milagre e que alguém consiga ajudar um pouco para aliviar todo o sofrimento.