Toalhas macias, roupas brancas mais brancas e muitas soluções de lavandaria usando vinagre

Quando procuramos produtos para lavar a roupa e recuperar a sua cor e brilho originais no mercado, acabamos gastando muito dinheiro e escolher opções pouco saudáveis e amigas do ambiente.

Você vai conhecer alguns truques, cujo protagonista é o vinagre. Embora seja mais ligado à cozinha, a verdade é que o vinagre tem propriedades que ajudam a remover manchas e deixar a roupa mais brilhante – e é barato!

O vinagre, que significa “vinho azedo”, obtém-se quando o álcool passa por uma fermentação secundária (como uma garrafa de vinho aberta durante muito tempo). Ao longo desse processo, o álcool é transformado em ácido acético, o principal composto do vinagre, que o torna tão ácido.

É precisamente essa acidez que faz do vinagre um agente de limpeza tão eficaz. Devido ao seu pH de 2,5 e 5% de ácido acético, o vinagre branco destilado é o aliado perfeito para as mais diversas limpezas em casa, entre elas a da roupa.

Aqui ficam algumas das suas grandes vantagens:

Remove odores: adicione 2 xícaras de vinagre à lavagem para destruir as bactérias causadoras dos maus odores.

Remove manchas: borrife vinagre na área manchada e deixe atuar durante 10 a 15 minutos, antes de lavar. No caso das manchas mais complicadas, pode usar uma pasta feita de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e vinagre.

Protege a cor: as peças de roupas escuras, como jeans, têm tendência para aclarar depois de algumas lavagens por causa dos resíduos de sabão que ficam presos nas fibras. Para evitar que isso aconteça, adicione meia a uma xícara de vinagre no ciclo final da lavagem.

Afasta os pelos estáticos: se a sua roupa costuma sair da máquina com muitos pelos agarrados, experimente adicionar meia xícara de vinagre à lavagem.

Amacia as roupas: uma vez que o vinagre retira os resíduos de detergente, pode ser utilizado para amaciar as suas roupas, lençóis e toalhas. Em vez do típico amaciante de roupa, adicione meia xícara de vinagre ao dispensador.

Reverte a tintura e reserva o branco: para reverter transferências de cor acidentais, adicione uma xícara de vinagre à lavagem, depois de lavar com o seu detergente habitual. No caso das peças cuja cor branca começa a esmorecer, adicione uma xícara e meia de vinagre à lavagem. Em manchas mais complicadas, por exemplo na área das axilas, faça uma imersão da peça em meio litro de água quente com 2 copos de vinagre durante a noite, lavando depois normalmente.

Obs.: tenha cuidado quando utilizar vinagre em tecidos mais delicados, pois caso esteja muito concentrado, pode acabar manchando-os; verifique sempre com o fabricante da sua máquina de lavar roupa se esta foi feita com materiais resistentes ao vinagre, uma vez que o ácido forte pode corroer alguns materiais. Concluindo, faça uso do vinagre, mas com moderação.