Tanto a coceira quanto a ardência vaginal são situações que frequentemente afetam as mulheres por diversas causas. Esses problemas geralmente deixam sensações muito incômodas, que em alguns casos requerem um tratamento imediato.
Conheça quais são as soluções naturais mais eficazes para acabar com esses sintomas em questão de minutos, e que ao mesmo tempo servirão para preveni-los quando se perceba a sensação de uma futura infecção.
Causas da coceira e a ardência vaginal: Micoses ou infecções por fungos, Infecções transmitidas sexualmente, Produtos de higiene, Menopausa, Estresse. Veja abaixo algumas soluções naturais contra a coceira e a ardência vaginal:
Compressas geladas: Sempre é bom partir do mais simples para o mais complexo, mais ainda quando se precisa de um alívio imediato para a coceira e a ardência vaginal que estão incomodando nesse momento. Utilize as compressas geladas da maneira adequada e obtenha o alívio que você precisa.
Como fazer: Ingrediente: 3 cubos de gelo (30 g). Modo de uso: Coloque os cubos de gelo em um pano totalmente limpo e prenda-os com uma fita. Coloque a compressa fria na vagina e deixe por 5 minutos. Descanse 30 segundo e volte a repetir o procedimento. Repita o procedimento até 5 vezes ao dia, durante 5 dias, como auxílio para o tratamento. As compressas servirão exclusivamente para o alívio desses sintomas incômodos.
Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é um dos remédios naturais mais eficazes ao qual você pode recorrer quando sentir o incômodo desses sintomas. Isso se deve às suas características antimicóticas e antibacterianas, úteis para combater algumas infecções vaginais.
Como fazer: Ingredientes: 2 colheres de vinagre de maçã (30 ml), 1 copo de água morna (250 ml), Modo de uso: Adicione o vinagre de maçã ao copo de água morna, sem filtrá-lo previamente. Utilize essa solução para refrescar e lavar a área interna da vagina. Faça isso duas vezes ao dia, por uma semana. Você verá a melhora já a partir do segundo dia.
Banho de sal: Os banhos de água salgada são uma excelente alternativa quando se trata de aliviar a coceira e a ardência vaginal, pois vão removendo as infecções micóticas que em sua maioria são as causas desses sintomas.
Como fazer: Ingredientes: Um copo de água morna (250 ml), 1 colher de sal.
Modo de uso: Despeje o sal e a medida de água em uma banheira. Use esse líquido para lavar a região vaginal, certifique-se de que a solução foi espalhada por toda a região anatômica. O alívio será imediato. Aplique a mistura toda vez que os incômodos aparecerem e você vai ver a diferença.
Óleo de alho: O alho é um dos ingredientes naturais com mais propriedades antibióticas que ajuda a diminuir incômodos como a coceira e a ardência vaginal.
Como fazer: ingredientes: 5 gotas de óleo de alho, 1 colher pequena de óleo de vitamina E,
Modo de uso: Misture os dois óleos e comece a aplicá-los na área vaginal com movimentos circulares e com precaução. Deixe agir durante 10 minutos e, em seguida, enxágue com muita água. Aplique esse remédio natural duas vezes ao dia durante 2 semanas.
Iogurte natural: O iogurte sem sabor e sem açúcar é uma excelente forma de aliviar os sintomas incômodos das infecções vaginais, como a coceira e a ardência incontroláveis. Por ter bactérias benéficas para a área vaginal, o iogurte pode pôr um fim a esses sintomas.
Como fazer: ingrediente: 1 tampão vaginal, ½ xícara de iogurte (125 ml)
Modo de uso: Deixe o tampão impregnado com o iogurte. Introduza na vagina, deixando por um período de 2 horas. Realize esse procedimento duas vezes ao dia, até sentir a melhoria total dos sintomas.
Essas soluções são as melhores opções naturais quando se precisa de um alívio imediato da área genital, pois se sabe que manter diversas infecções vaginais por longos períodos implica tanto em incômodo quanto em riscos.
E por serem remédios completamente naturais, não prejudicam o seu corpo, ou seja, não provocam efeitos secundários ou reações adversas a curto nem a longo prazo.
Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite regularmente o seu médico.