Sintomas da meningite que todos os pais devem saber

Detectar os sintomas da meningite precocemente pode ajudar muito na contenção do problema

A meningite pode ser viral, bacteriana ou fúngica. Existem vacinas para prevenir a contaminação, mas dependendo do estágio de infecção o tratamento com antibióticos é a única saída.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, foram registradas 1.072 casos da doença meningocócica no Brasil e 218 mortes.

A infecção meningocócica é a mais perigosa, pois ao cair na corrente sanguínea cria um processo inflamatório levando a queda de pressão e taquicardia.

A contaminação deste tipo de meningite pode ocorrer por vias respiratórias. É a mais perigosa porque tem rápida evolução e é a mais letal. Em alguns casos pode acarretar epidemias.

Sintomas da meningite meningocócica:

Entre o contágio e o surgimento dos primeiros sintomas pode durar de dois a dez dias. Em algumas ocasiões pode parecer com uma gripe. Confira a lista dos principais sintomas mais frequentes e que anunciam o nível de gravidade.

Febre alta

Esse é um dos principais e primeiros sintomas. A criança treme, se queixa do frio e a febre demora a baixar, mesmo após ter tomado todas as providências.

Dor de cabeça intensa

Nesse caso, a dor de cabeça é muito forte, o analgésico faz efeito temporário, mas não passa a dor por completo. Quando se trata de bebê recém-nascido, observe as fontes para identificar se estão muito quentes e a criança chora muito.

Rigidez na nuca

A rigidez muscular é um sintoma que deve ter toda atenção, a criança tem dificuldade de abaixar a cabeça para frente. Muitos pais tentam verificar se o queixo encosta no peito, só que não deve forçar muito.

Náuseas e vômitos

Acompanhando esses sintomas, a criança também sente dor no estômago.

Manchas avermelhadas e roxas

As erupções cutâneas surgem em paralelo aos outros sintomas. Faça um teste em casa:

Pegue um copo com água, encoste na erupção pressionando um pouco. Quando as manchas ficam pálidas é uma indicação de que não está com meningite.

Sonolência

Agitação

Perda de consciência

Agitação, delírio e convulsões.

Não deixe de procurar o médico imediatamente se surgirem os sintomas.