Sintomas da falta de cálcio no organismo

O cálcio é extremamente importante para nossa saúde geral e não há dúvida que a deficiência de cálcio pode resultar em várias doenças.

A deficiência de cálcio pode levar ao enfraquecimento dos dentes, osteoporose, raquitismo e algumas outras doenças graves. Portanto, identificar e tratar o problema no momento certo é importante. Para isso, você precisa conhecer os sintomas da deficiência de cálcio.

Conheça 6 sinais de que seu corpo precisa de mais cálcio:

1. Espasmo muscular
Além de manter uma boa saúde óssea, o cálcio tem um papel importante nos movimentos musculares. Quando falta cálcio em seu corpo, o funcionamento normal de seus músculos é perturbado. Você pode notar esta perturbação na forma de espasmo muscular, contração ou dor sob suas coxas e braços. Na verdade, a ruptura no movimento muscular é um dos sinais mais comuns de deficiência de cálcio.

2. Perturbação do ritmo cardíaco
Quando os níveis de cálcio em seu corpo estão baixos, os músculos do coração não funcionam corretamente. A contração dos músculos do coração não está em ritmo com seu batimento cardíaco. Isso causa um ritmo cardíaco anormal. Entretanto, isso só acontece quando o nível de cálcio em seu corpo fica muito baixo.

3. Aumento da fadiga e cansaço
Pesquisadores descobriram que uma estrutura chamada retículo sarcoplasmático presente nas células musculares é responsável pela liberação do cálcio. Quando o cálcio não é liberado corretamente, seus músculos sentem-se cansados.

4. Unhas frágeis
Um dos sintomas mais comuns e precoces da deficiência de cálcio é a fragilidade das unhas. Se suas unhas quebram facilmente, são propensas a lascar, ou não crescem corretamente, isso pode significar que lhe falta cálcio.

5. TPM agravada
Um estudo publicado na revista Obstetrícia & Ciência Ginecológica descobriu que as participantes relataram melhora no humor e menor inchaço (retenção de líquidos) quando tomaram suplementos de cálcio durante dois meses. Se sofre de TPM grave, isso pode significar que tem deficiência em cálcio.

6. Dentes fracos
O cálcio é importante para manter os dentes saudáveis. Portanto, a falta dele pode causar uma saúde dentária precária. Quando seu corpo não tem cálcio, ele tende a tirá-lo de seus dentes, tornando-o propenso à cárie dentária. Além disso, também pode causar raízes fracas e gengivas irritadas. Quais são os alimentos ricos em cálcio?

Fonte Láctea
Leite de vaca
Leite de cabra
Requeijão
Iogurte
Queijo

Frutas
Laranja
Kiwi
Morango
Papaia

Verduras
Espinafres
Acelga
Brócolis
Couve

Peixes
Salmão
Sardinhas
Bacalhau
Arenque
Atum

Legumes
Soja
Grão-de-bico
Lentilhas
Feijão
Amendoim

Frutos Secos
Amêndoas
Nozes
Caju
Avelãs

Obs. :Se tem alguns desses sintomas, é melhor que consulte um médico e descubra como pode elevar seus níveis de cálcio.