Segundo pesquisas, a conexão entre avós e netos gera bem-estar a todos

Ter os avós por perto sempre foi e sempre será uma grande riqueza. Hoje, mais do que nunca, tanto para as crianças como para os pais, os avós são preciosos, porque além do carinho que dão aos netos, são uma grande ajuda gratuita nos cuidados diários dos filhos.

Um estudo concluiu que as crianças que têm a sorte de ter os avós por perto são mais tranquilas e felizes. Muitas vezes, os avós deixam para os pais a parte educativa e ficam com a parte lúdica, como as brincadeiras e os mimos que as crianças adoram.

 

O professor Buchanan, da Universidade de Oxford, depois de estudar cerca de 1.600 crianças com idades entre os 11 e os 16 anos, concluiu que crescer com os avós numa casa próxima oferece maior segurança do que crescer apenas com os pais.

Os avós conseguem transmitir grande segurança emocional aos netos e ter um impacto positivo em todos os aspectos das suas vidas.

Em situações de divórcio ou conflitos, os avós são aqueles que mais funcionam como apoio e refúgio para os netos: um porto seguro que os protege.

Os avós são decisivos para a serenidade dos netos e dos pais, porque aliviam o fardo dos filhos que trabalham o dia inteiro e preferem deixar as suas crianças aos cuidados dos avós do que com estranhos.

Esta proximidade é também muito boa para os avós, que se mantém ativos e têm a oportunidade de passar tempo com os adorados netinhos. Resumindo, é benéfico para todos!