Se você tocar nestas 10 coisas, lave sempre as mãos

Lavar as mãos é fundamental para manter uma boa saúde, um cuidado básico para ficar livres de bactérias e vírus, por exemplo, o novo coronavírus.

O uso de água e sabão, ou álcool em gel, é eficaz para acabar com os germes. Mas para ficar 100% livre dos germes é essencial lavar as mãos de pois de tocar nestas 10 coisas.

Dinheiro e cartão de crédito
Segundo pesquisadores da Universidade Mediterrânea de Aix-Marseille II, “eles podem ser um risco à saúde pública quando associados ao manuseio simultâneo de alimentos e pode levar à propagação de infecções”.

Um alerta emitido pela OMS indica que o coronavírus pode estar se propagando pelo dinheiro.

Consultório ou hospital
Se precisa ir a um consultório, fazer um exame de rotina, acompanhar alguém doente, ou é provável que você mesmo esteja doente. Neste tipo de ambiente, o risco de contágio é maior do que qualquer outro lugar. Você terá contato com pessoas doentes, algumas delas podem ser portadoras de alguma doença contagiosa.

Os especialistas recomendam que lave as mãos sempre que for a um desses locais. Um estudo indicou que a caneta de um médico tem 46.000 vezes mais germe do que um banheiro.

Ônibus ou metrô, escadas rolantes
Estudos feitos indicam que as escadas e corrimões são grandes propagadores dos germes. É um problema encontrado no transporte público, como o metrô ou os ônibus.

Saboneteiras
Um estudo liderado pela Universidade do Arizona afirmou: “1 em cada 4 dispensadores em banheiros públicos está contaminado”.

É muito importante prestarmos atenção ao lavar as mãos em banheiros públicos. Pesquisas também revelam que os secadores de mãos também espalham bactérias fecais.

Banheiro
Não importa o que você faça no banheiro, lavar as mãos é fundamental para manter sua saúde. Embora muitos não o façam, uma pesquisa indica que apenas 67% das pessoas tem o hábito de lavar as mãos ao usar o sanitário.

Dispositivos eletrônicos
As pessoas de forma geral usam os celulares e outros eletrônicos no dia a dia. Mas o grande problema é colocar as sujam ao manuseá-los. Segundo um relatório, existem em média 25.000 germes nestes dispositivos.

Tocar em animais
É sabido que os animais transportam bactérias e vírus que são prejudiciais ao seres humanos.

As doenças “podem ser transmitidas a humanos através de saliva infectada, aerossóis, urina ou fezes contaminadas e contato direto com o cão”, diz uma matéria publicada no Journal of Medicine and Life.

Alimentos
Além de lavar as mãos, quando se trata de alimentos ou utensílios de cozinha, há alimentos que você deve lavar antes de cozinhar ou comer.

Estes incluem alguns peixes com entranhas, frutas e legumes, e arroz e legumes. Mas tenha cuidado, pois há alimentos que você nunca deve lavar.

Utensílios de cozinha
Como você pode imaginar, a cozinha é um dos espaços mais repletos de bactérias em toda a casa. E, portanto, você deve lavar as mãos tanto ao lidar com alimentos quanto após o cozimento. Milhares de bactérias estão alojadas na cozinha, por isso, a substituição regular das esponjas é fundamental para manter uma boa saúde.