Se você tem o costume de tomar suco de limão, precisa ler essa matéria!

O limão é uma fruta originária do sudeste asiático. Os asiáticos valorizam muito os benefícios fornecidos pela natureza. A medicina ayurvédica é a forma mais antiga de medicina e tem o limão entre seus princípios básicos de cura.

Nenhuma fruta tem valor medicinal igual à do limão é o que diz a química Conceição Trucom, autora do livro O Poder de Cura do Limão. O sumo da fruta é um verdadeiro “elixir da vida” que os orientais conhecem a centenas de anos.

Como Consumir o Limão: Para extrair o máximo do potencial beba o suco do limão com água morna. O suco deve ser natural. Evite aquele sumos de suco comprados em mercado. O sabor do limão é tão suave que não é preciso colocar açúcar. Evite-o.

Você pode tomar com água fria, mas esse “chá de suco de limão” vai facilitar e potencializar a absorção de todos os nutrientes. Deve ser a primeira bebida do dia em jejum, para atuar diretamente no seu sangue.

O elixir da vida: Apesar de parecer que é uma fruta ácida, o limão torna-se alcalino no corpo humano. A alcalinidade é o contrário da acidez. Apenas o gosto do limão é ácido. É um engano achar que ele é agressivo para o estômago. Na verdade ele alcaliniza o sangue. Essa é a melhor característica que o limão pode ter.

Um sangue ácido é um sangue envelhecido. As células ficam velhas e “defeituosas”, durando pouco. Um sangue alcalino é um sangue jovem, com células saudáveis de longa duração. O limão faz o sangue ficar jovem. Combate assim os radicais livres e retarda o seu envelhecimento.

Resumindo, melhorando a saúde de seu sangue evita-se doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico, previne-se o câncer, melhora o humor e a saúde da mente. Para manter-se jovem, basta andar por ai com o sangue alcalino.

Desintoxicante poderoso: O limão tem capacidade diurética fantástica. Sendo diurético, ajuda a eliminar líquidos e toxinas. O ácido cítrico ajuda ainda a estimular a atuação de enzimas do fígado. Tomado pela manhã vai ajudar a limpar o sangue. O limão elimina do corpo os uratos (ácido úrico, uréia, ácido fosfórico), que causam dores, pedra nos rins e outros inconvenientes.

Turbinando a imunidade: Frutas cítricas como o limão são ricas em vitamina C (ácido ascórbico). O ácido ascórbico ajuda a aumentar a imunidade e absorção de ferro no corpo. Por causa da limpeza que realiza no sangue é dito que quem consome limão não fica doente. De fato, a vitamina C é tradicionalmente relacionada a alta resistência a gripes e resfriados.

Algumas pessoas com o hábito de tomar o suco de limão pela manhã afirmam que é possível substituir o café completamente. Eu não sou capaz de abandonar o café, até porque este possui milhares de benefícios pra saúde. Eu mesmo tomo alguns remédios que não devem ser ingeridos com café. Por isso tomo o chá de limão, deixando o café mais para o fim da manhã. Assim eu obtenho a depuração do sangue pelo limão e os benefícios do café.

A vitamina C do limão auxilia na rápida regeneração de ferimentos além de ter características anti- inflamatórias. Na casca do limão reside o limoneno, que é um composto anti-inflamatório e antioxidante. Esse composto é responsável pela prevenção ao câncer.

Pele bonita:

A hidratação proporcionada ao sangue refletirá na pele também. O limão ajuda a combater os radicais livres, que são os fatores de envelhecimento. A vitamina C clareia a pele e também combate bactéria que causam acne. Uma vez que o limão desintoxica o sangue, vai ajudar a prevenir manchas de pele de dentro pra fora.

Protege a saúde da Boca

O limão tem a capacidade de aliviar dores de dentes e gengivas. Ajuda em casos como ranger de dentes durante o sono(bruxismo) e pessoas que possuem retração da gengiva. A capacidade de combater bactérias vai melhorar o hálito.

Evite escovar os dentes após consumir o suco de limão. A acidez do limão ataca o esmalte dos dentes. Seria como esfregar ácido na pintura de um carro. Evite escovar os dentes logo após consumi-lo.

Perder peso

O estímulo à perda do peso começa com o fato do limão diminuir o desejo por comer. É como aquela saciedade proporcionada ao tomar uma limonada gelada!

Um estudo da Universidade do Arizona comprovou que as pessoas com dieta rica em vitamina C tem um sistema digestivo mais eficiente e por isso perdem peso com facilidade. O limão tem essa vitamina e ainda elimina o muco do intestino, aumentando a eficiência do órgão. Então se você faz dieta e exercícios físicos, seu potencial de “secar” é maior. Neste caso você pode tomar o sumo de limão antes do almoço e antes de dormir também.

Tratamento rápido – Terapia do Limão

Você pode fazer uma terapia intensiva para obter rapidamente os benefícios do limão ou fazer uma desintoxicação profunda. Isso é feito da seguinte maneira:

No jejum do primeiro dia, tome o sumo de 1 limão. No segundo dia, 2 limões. Assim sucessivamente até tomar no quarto dia o sumo de 4 limões. No quinto dia, você retorna a contagem tomando o sumo de 3 limões. No outro dia, o sumo de 2 limões e assim sucessivamente até retornar a 1 limão.

No final das contas, os benefícios dos remédios alopáticos são muitas vezes originários de recursos naturais de fácil aquisição, como o limão.