Como enfrentar os desafios da menopausa!

A menopausa é interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devido à cessação da secreção hormonal dos ovários.

A menopausa é mais um estágio na vida da mulher. Nesse período ocorrem transformações no organismo feminino, que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.

Não há uma idade exata para a menopausa: ela varia de mulher para mulher. Em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. Pode acontecer antes dessa fase, de forma espontânea ou cirúrgica – a chamada menopausa precoce. A menopausa cirúrgica ocorre após a retirada dos ovários ou do útero. Quando aparece após os 55 anos, é intitulada menopausa tardia.

A transição menopáusica, também chamada climatério, inclui o período que antecede a menopausa e a menopausa em si. “Menopausa”, porém, é o termo usado popularmente para se referir a esses dois períodos.

Sintomas:
Tontura;
Ausência da menstruação;
Ressecamento vaginal (secura);
Ondas de calor;
Suores noturnos;
Insônia;
Diminuição no desejo sexual;
Diminuição da atenção e memória;
Perda de massa óssea (osteoporose);
Aumento do risco cardiovascular;
Alterações na distribuição da gordura corporal;
Depressão.

Como ter uma menopausa mais tranquila

Mudanças simples no seu estilo de vida podem reduzir alguns incômodos. Para diminuir o número de crises de calor é aconselhável adotar uma dieta saudável e variada, com pouca cafeína, açúcar e temperos fortes. Muitas mulheres também perceberam que foi de muita ajuda parar de fumar e diminuir ou eliminar completamente o álcool de sua dieta.

Atividades físicas também podem ajudar bastante a combater os sintomas da menopausa. Por exemplo, podem melhorar significativamente o humor, a qualidade do sono, a massa óssea e a saúde em geral.

Obs. : Este site dá dicas de saúde.Não substitui um especialista.Procure seu médico.