Previna problemas ginecológicos com alho roxo.

Todos nós conhecemos os grandes benefícios do alho para nossa saúde. Além de ser um dos melhores antibióticos naturais, seu consumo regular ajuda a prevenir inúmeras doenças. Mesmo que todos os tipos de alho sejam benéficos, o alho roxo alivia as dores menstruais e tem a maior concentração de compostos organosulfurados, que podem ser benéficos na luta contra o câncer.

Um estudo realizado no começo deste mesmo ano, feito pela Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia revelou outro dado muito interessante: incluir alho roxo na dieta é muito benéfico para a saúde da mulher. O alho roxo se diferencia facilmente do alho branco e seu consumo é muito comum na Espanha, mas também pode ser encontrado em vários países do mundo.Tem como particularidade seu sabor picante, estimulante e suas grandes propriedades medicinais.

Agora, isso significa que somente o alho roxo pode ser útil para a saúde ginecológica? Claro que não, todos os alhos são saudáveis. No entanto, o estudo que mencionaremos destaca esta variedade por apresentar uma maior concentração de compostos organosulfurados.

Os benefícios do alho roxo:

Existem numerosas variedades de alho. Existe o saboroso alho negro, muito comum na cozinha oriental.
Com relação ao alho roxo, apesar de ser muito comum em todo o território espanhol, é exportado para uma variedade de países, sem contar que seu cultivo também pode acontecer em qualquer outro lugar, onde as condições climáticas o permitam.

Veja agora quais são os benefícios que você pode encontrar neste tipo de variedade quando comparado com outros tipos de alho:
Tem uma maior concentração de compostos organosulfurados, é rico em enxofre, iodo e silício.
Contém, além disso, um nível muito elevado de alicina, esse composto apresenta propriedades antibióticas e é o responsável pelo cheiro e sabor particular do alho.
É muito rico em vitamina C, tiamina e riboflavina, esses poderosos antioxidantes que são excelentes para a saúde em geral.
Seu sabor é intenso, picante e muito apreciado na gastronomia.
Essa variedade é muito utilizada pela medicina natural para elaborar cápsulas ou extrato de alho.

Diferentemente do clássico alho branco, o roxo tem um tamanho menor, é duro, a casca exterior é de uma cor roxa intensa e tende a ter em cada cabeça entre 8 e 12 dentes.
Por outro lado, as cabeças do alho branco são maiores e são formadas por 10 ou 12 dentes, com uma casca exterior mais branca.

Benefícios do alho roxo para a saúde da mulher:

De acordo com o estudo científico desenvolvido pela Sociedade Espanhola de Obstetrícia e Ginecologia, o consumo regular do alho roxo é muito positivo para a saúde geral da mulher. Explicaremos o porquê.

Dores durante a menstruação:

Os componentes do alho roxo podem aliviar a dor originada pela menstruação.O que ele faz é reduzir a inflamação e potencializar  os efeitos de qualquer analgésico consumido.
Graças a isso, de acordo com o estudo, poderíamos regular o uso de fármacos para aliviar a dor durante a síndrome pré-menstrual e durante a menstruação.

Alivia os efeitos produzidos pelos contraceptivos orais:

Graças ao seu conteúdo em minerais, vitaminas e antioxidantes, o alho roxo atua como um modulador dos efeitos produzidos pelos contraceptivos orais.
Graças a sua composição, atua como um modulador da coagulação e previne trombose, varizes e inclusive a retenção de líquidos.

Proteção frente a diversos tipos de câncer ginecológico

O consumo regular de alho roxo permite uma maior proteção frente à proliferação de células cancerígenas. Sua ação previne possíveis mudanças anômalas em células e tecidos tanto dos ovários, quanto da mama e do útero.

O alho roxo favorece a saúde em geral:

Alivia a síndrome varicosa, originada durante a gravidez.
Regula a hipertensão.
Nos protege frente a diabetes gestacional, originada na gravidez.
O alho roxo protege frente a infecções, fungos e parasitas graças ao seu alto conteúdo de alicina.
Regula o nível de colesterol mau ou LDL.

Esclarecemos mais uma vez que, apesar de existirem diferenças entre o alho branco e o roxo, ambos são benéficos.
Se você não encontrar o roxo nos supermercados, não se preocupe: pode consumir o branco da mesma formaou seja, todos os dias, para então obter todos os seus benefícios para a saúde.
O principal segredo do alho roxo é seu alto conteúdo em antioxidantes, alicina e compostos organossulfurados, componentes terapêuticos para a saúde geral e ginecológica da mulher.

Como devo consumir o alho roxo?

De acordo com o estudo, a dose diária recomendada seria de um dente de alho roxo por dia.
Consuma-o pelas manhãs, em jejum, ao longo de um mês. Depois, pode descansar dois meses e recomeçar.
Como pode ver, não exige nenhum esforço.
Se provocar  mau hálito, pode mastigar um pouco de menta ou salsa.

Um pouquinho de limão também pode ajudar, e inclusive beber um golinho de leite. Graças as suas gorduras naturais, pode reduzir o mau hálito produzido pelo alho.

Obs: este site dá dicas de saúde alternativa. Portanto, não substitui um especialista.Procure seu médico.