Sabe a diferença entre rinite e sinusite?

Rinite é quando há uma inflamação geralmente de origem alérgica, comumente conhecida como rinite alérgica; já o termo sinusite é comumente usado para se referir a uma infecção do nariz e dos seios paranasais.

Sintomas de rinite
Espirros frequentes
Comichão no nariz
Olhos lacrimejantes
Muco pesado
Congestionamento nasal

Sintomas da sinusite
Dor de cabeça
Perda do olfato
Alta sensibilidade em algumas partes do rosto
Halitose (mau hálito)
Dor de garganta
Tosse
Fadiga durante o dia

Quando deve consultar um médico? Se a rinite ou a sinusite ocorrer em crianças menores de 2 anos de idade, em mulheres grávidas ou amamentando, em pacientes com doenças cardíacas ou em pacientes com asma; todos estes são grupos de risco. Da mesma forma, se houver suspeita de infecção, rinite persistente ou dor sinusal devido a suspeita de sinusite, também procure um médico.

Como se pode prevenir a rinite e sinusite?
Finalmente, os profissionais de saúde ressaltam que é possível prevenir o aparecimento de rinite e sinusite, já que suas causas são geralmente bem definidas. Portanto, para evitar estas inflamações, será necessário:

Evitar os principais alergênios (pólen, poeira, fungos) mantendo a casa limpa, evitando o uso de tapetes e limpando adequadamente os filtros de ar-condicionado. As alergias são uma das principais causas.
Lavagem nasal contínua
Lave suas mãos regularmente
Evite mudanças bruscas de temperatura, álcool e cigarro.

Os sintomas de qualquer uma das doenças são evidentes, mas é importante esclarecer que pode haver outras causas e é sempre importante consultar um otorrinolaringologista para esclarecer o diagnóstico e realizar um tratamento adequado.

Fonte: Apoteka/Foscal