Reveladas as verdadeiras razões por que seu cão segue você por todos os lados

Se tem um cão, é muito possível que em casa seja uma versão de sua própria sombra, por que o melhor amigo do homem se apega tanto a seus donos? A razão, segundo os especialistas, depende e pode variar dependendo do animal, ou do próprio proprietário.

'

A maioria dos especialistas colocam em primeiro lugar o sentido de matilha destes animais. Sim, os cães podem ter sido domesticados há milhares de anos, mas eles ainda se consideram parte de uma matilha como seus ancestrais selvagens. Assim, quando não há outros cães por perto, sua família humana se torna a coisa mais próxima de uma matilha. Este instinto genético também é o que motiva os cães a observá-lo de perto ou marcá-lo e/ou procurar seu contato físico.

Em segundo lugar, os especialistas argumentam que este comportamento vem do vínculo entre proprietário e animal de estimação. Como explica a veterinária Dra. Rachel Barrack, os filhotes de até 6 meses de idade podem “agarrar-se” a seus donos humanos como se agarrariam a suas próprias mães. Mais tarde, quando adultos, manterão essa ligação com humanos que lhes mostram carinho. “Nestes casos, um cão seguirá seu dono porque os vê como alguém de confiança e segurança”, explica Barrack.

A última das razões tem mais a ver conosco e com a forma como nos relacionamos com o animal. Estamos falando de treinamento. Uma tática de treinamento popular é o reforço positivo, ou seja, recompensar um cão com guloseimas, brinquedos ou outras recompensas quando ele executa comportamentos positivos.

Fonte: es.gizmodo