Própolis: conheça 9 benefícios

O própolis é formado por uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas produzem. É também um produto natural rico em substâncias valiosas como minerais, vitaminas, mas acima de tudo flavonoides, substâncias com poder antioxidante.

Na verdade, é uma substância com fortes propriedades antivirais e antibacterianas que pode ser usada em uma variedade de situações e nunca deve faltar em nosso kit de primeiros socorros naturais. Conheça 9 benefícios do própolis para a saúde.

Garganta
O própolis tem propriedades antissépticas que ajudarão todos esses males a desaparecer. Também é utilizado para prevenir a cárie dentária e, portanto, evita o mau hálito. Você pode consumir gotas de própolis líquida diariamente para melhorar estas enfermidades.

Fígado
Após vários estudos, foi determinado que a própolis reduz consideravelmente os problemas de fígado gorduroso. Isto se deve a suas propriedades inibitórias que lhe permitem agir como um citoprotetor.

Queimaduras
As queimaduras são um tanto dolorosas e às vezes até difíceis de serem curadas. O própolis é uma das mais recomendadas por suas propriedades curativas. Um creme ou um sabão vegetal com própolis ajudará perfeitamente a curar queimaduras.

Sistema circulatório
Ajuda a reduzir a fragilidade capilar. Ele ajuda a normalizar a pressão arterial, pois é favorável para a redução do colesterol. É também um vasodilatador. Ao consumir este produto diariamente e manter uma dieta equilibrada, você obterá excelentes resultados.

Ginecologia
Utilizado para fungos e micose. O extrato é aplicado como uma lavagem externa e ajuda a aliviar todos estes sintomas. Se você não tiver essas infecções, também pode usá-la preventivamente.

Pele
É perfeito para o tratamento de micose e fungos da pele. Excelente para aquelas pessoas que, por alguma razão, estão deitadas há muito tempo e têm úlceras ou feridas.

Estômago
É perfeito para combater a bactéria Helicobacter Pylori que causa úlceras gástricas em muitos casos. Também atua no tratamento de gastrite, diverticulite e diarreia causada pela candidíase intestinal.

Cérebro
O consumo de uma colher por dia ajuda a limpar a corrente sanguínea. Como resultado, o fluxo de sangue é muito melhor, especialmente para o cérebro. Os benefícios do própolis são tais que muitos adotaram o hábito de consumi-lo regularmente.

Olhos
Como contém ácidos orgânicos fracos, ele reforça as funções do olho. Desta forma, ele consegue um melhor funcionamento e adaptação. Também é útil para pessoas com glaucoma ou cataratas.

Contra-indicações do própolis
Como todos os produtos naturais, o própolis também é uma boa solução se usado com critério, observando a dosagem correta e o modo de ingestão.

Crianças menores de 3 anos não devem consumir e pessoas que tenham alergias a abelhas e às substâncias que estes insetos produzem.

Durante a gravidez, é aconselhável contar com o conselho de seu médico para avaliar se deve ou não tomá-la.