Pessoas que usam óculos têm três vezes menos chance de pegar Covid-19, afirma estudo

Imagem: Netral. News

Um grupo de cientistas da Índia provou que pessoas que usam óculos têm até três vezes menos chance de pegar Covid-19.

A pesquisa indicou que em média um indivíduo leva a mão ao rosto umas 23 vezes em uma hora, já nos olhos, umas três vezes por hora.

O estudo contou com a participação de 304 pessoas, 223 homens e 81 mulheres. Com base em alguns dados, os cientistas concluíram que pessoas que usam óculos têm menos chance de pegar a doença, pois, geralmente, quem usa óculos, toca menos nos olhos, local onde o vírus pode entrar.

“A transmissão ocorre ao tocar o rosto, nariz, boca e olhos. Tocar o nariz e a boca é significativamente reduzido ao usar uma máscara facial de maneira adequada. Mas usar uma máscara facial não protege os olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção do vírus. O risco do Covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usava óculos do que na população que não usava. Isso pode ser devido a menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos. O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo”, disse o cientista que lidera o estudo, Amit Kumar Saxena.

Apesar das descobertas, os estudiosos afirmam que o uso de máscaras ainda é fundamental para prevenir a infecção pela Covid-19.

Fonte: EXTRA