A presença de gases é facilmente denunciada pela flatulência. A ingestão de alguns alimentos, tais como: feijão, couve, couve-flor, ou farelo, entre outros pode aumentar a produção desses gases.
Quando os carboidratos desses alimentos são decompostos por bactérias do intestino causam desconforto. Às vezes podem ocorrer dores agudas, cãibras, em decorrência desses gases. Muitas vezes, não é uma dor persistente, ou confinada a um só ponto.
Há algumas pessoas que experimentam uma sensação de “nó” no estômago. Um dado importante, é normal soltar gases de 14 a 23 vezes por dia.
Porém, os gases estão presentes em algumas doenças intestinais, tais como: constipação intestinal; Síndrome do Intestino Irritável; quadros obstrutivos do intestino.
Existem duas fontes principais de gases intestinais: ingestão de ar; produção de gases por bactérias do intestino. Veja abaixo algumas dicas para se livrar desse incômodo:
Evite cintos e roupas apertadas: pode dificultar a respiração e facilitar a entrada de ar inadequada.
Hidratação: beber cerca de 1 litro e meio de água ao dia é o suficiente para manter o corpo hidratado. O consumo de fibras com pouca ingestão de líquidos pode piorar a quantidade de gases.
Pratique atividades físicas: se a atividade física garante saúde física e mental, não poderia ser diferente com relação aos gases. Exercitar-se faz com que o estímulo dos movimentos do intestino se aprimore.
Silêncio e com calma: não conversar enquanto se alimenta reduz o ar engolido entre as garfadas e diminui o acúmulo de gases. É comum pessoas muito ansiosas engolirem ar junto com os alimentos. Não tenha pressa e mastigue bem.
Pare de fumar: o fumo compromete a boa respiração e também facilita a entrada de ar inadequada.
Evite lactose: grande parte dos problemas digestivos estão associados a alguma alergia ou intolerância à lactose. Para comprovar, peça para seu médico indicar exames.