O hábito de falar sozinho: bom ou mau?

Falar sozinho pode levar as pessoas que estão à sua volta a te olharem de uma maneira estranha.

Muitos pensarão que está louco. Apesar disso, alguma vez ficou surpreso de falar sozinho? Talvez já tenha adotado isso como um hábito ou como uma parte do seu ser.

Muitas pessoas falam sozinhas porque, dessa maneira, são capazes de repousar a mente a sua mente. Outras, se estão estudando, usam essa tática para memorizar e relacionar conceitos que antes pareciam não ter nexo algum. Em muita ocasiões também falamos em voz alta para combater a solidão.

Seja qual for o motivo pelo qual fala sozinho, não se envergonhe. Como pode ver, os motivos podem ser variados e podem ajudar em determinadas situações. Ainda não considera que falar sozinho é algo positivo? Então confira a seguir os 3 benefícios que este hábito pode trazer.

1. Falar sozinho traz tranquilidade
Talvez ficou surpreso ao falar sozinho quando se encontrava sob pressão. Numa situação estressante ou de muita pressão, falar sozinho pode ajudar a administrar o estresse, repousar a mente, a se organizar melhor e a ver as coisas de uma maneira mais clara.

Falar sozinho também ajuda quando os nervos afloram, porque se encontra sozinho e isso te incomoda. Existem muitas pessoas que não sabem estar sozinhas ou que se sentem afogadas por essa sensação. Falar em voz alta pode ajudar essas pessoas a se sentirem acompanhadas.

2. Falar sozinho faz com que sejas mais eficiente
Como bem dissemos antes, diante de uma situação de pressão, falar sozinho faz com que seja mais ativo e eficiente. Para dar uma base científica a essa afirmação, um estudo realizado por psicólogos investigou esse assunto para confirmar o que já se supunha e confirmou-se que falar sozinho nos permite esclarecer as ideias e encontrar opções mais rapidamente.

Isso pode nos ajudar se nos sentimos bloqueados diante de um projeto ou se nos sentimos perdidos e não sabemos por onde começar.

3. Falar sozinho pode te motivar
Acredita que falar sozinho lhe permite ser mais eficiente e ter as ideais mais claras? Falar sozinho também tem outro grande benefício que nos incentiva a levar os nossos sonhos e ideais em frente para torná-los realidade. Falar sozinho motiva e serve como propulsor para o sucesso.

Quando fala consigo mesmo em voz alta para resolver um problema, não consegue evitar a emissão de palavras de encorajamento. Sem se dar conta, estará se animando para seguir em frente e levar de um bom modo tudo o que está fazendo.

Por isso, é muito bom falar se está se preparando para uma prova ou se simplesmente estás passando por uma situação difícil. Por um lado memorizará melhor os conceitos, mas por outro conseguirá esclarecer a mente e ver a solução para o seu problema. Se fica em silêncio, talvez se sentirá triste e um pouco frustrado.