O cabelo deve estar limpo ou sujo antes de tingir?

É verdade que é melhor tingir o cabelo uma vez que esteja sujo, ou é melhor tingir o cabelo uma vez que esteja limpo? Há muitas perguntas em torno da questão e vários pontos a considerar sobre como você deve proteger seu cabelo.

Para começar, devemos mencionar que os próprios estilistas e especialistas em tinturas não concordam sobre o assunto, alguns podem recomendar o uso de cabelos sujos, outros afirmam que é apenas um mito, que começou uma vez que as tinturas eram mais agressivas e agora isso não importa.

No entanto, há uma pergunta que se repete: é melhor deixar sujo ou lavar antes de tingi-lo?. Considere alguns fatores antes de decidir.

O cabelo deve estar limpo ou sujo antes de tingir o cabelo?

As tintas de cabelo são geralmente produtos que têm um grau significativo de produtos químicos em sua composição. Isso porque a tinta deve ser depositada corretamente no cabelo, em uma região conhecida como a cutícula. Nesta ordem de ideias, é fundamental considerar que essa área não está em uma posição externa, por isso, os corantes requerem substâncias ligeiramente mais fortes para atingir seu objetivo: uma coloração perfeita.

Com isso em mente, você poderá entender mais facilmente que o tingimento é um processo um tanto invasivo, por isso é crucial que seu cabelo seja protegido e arrumado da melhor maneira para minimizar a aparência de ressecamento ou falta de brilho.

Dito isso, a resposta para o grande dilema talvez não seja o que você esteja esperando, pois o cabelo não deve estar limpo nem sujo. Uma vez fornecidas as dicas de coloração do cabelo, a resposta correta a esta questão específica é que seu cabelo deve ter óleo natural suficiente para protegê-lo dos produtos químicos da coloração, mas não pode estar tão sujo a ponto de neutralizar a aplicação da cor.

Por esse motivo, sugerimos que uma vez que você esteja pensando em pintar seu cabelo, lave seu cabelo 24 horas antes de fazer a pintura, lave com shampoo e evite usar produtos como géis, óleos, tratamentos capilares ou qualquer outro agente externo que possa alterar a condição natural de seu cabelo. Além disso, é aconselhável esperar 24 horas, para que o couro cabeludo possa produzir o sebo necessário e os óleos básicos que melhor protegerão seu cabelo.

Quais são os benefícios do sebo para o cabelo?

Caso você não saiba, o sebo é um óleo natural gerado pelas glândulas sebáceas para proteger diferentes áreas do corpo. Entre eles está seu couro cabeludo. Esse processo visa produzir uma hidratação adequada na pele que cobre sua cabeça, para permitir as condições certas para que os folículos capilares cresçam, para evitar o estresse oxidativo e para produzir uma barreira para que os agentes externos não danifiquem ou alterem a saúde de seu cabelo.

Além disso, é essencial considerar que essa gordura se expande do couro cabeludo para os fios de seu cabelo, com a intenção de mover sua barreira protetora para mais de um lugar. Por essa razão, uma vez que você vê que seu cabelo está brilhante, isso significa que seu corpo está fazendo seu trabalho para defender cada parte de sua cabeça.

Embora essa umidade extra seja vantajosa, o sebo que se acumula nos cabelos, que não são removidos com frequência, também podem produzir coceira e levar à caspa. É por isso que nós o encorajamos a cuidar de seus cabelos da maneira correta. Como entendemos que não há duas pessoas iguais, geralmente sugerimos que você lave seus cabelos a cada 3 dias ou que consulte um profissional para determinar com que frequência é aconselhável lavar seus cabelos.

Achou que as dicas foram úteis? Então, compartilhe com suas amigas!