Isso é algo que você certamente não ouviu até agora e que talvez pareça um fetiche, mas de acordo com o que dizem os ginecologistas, secar a região íntima com um secador é um procedimento altamente efetivo para auxiliar na prevenção de micoses (um gênero de infecção causada por fungos).
Quem teria imaginado isso? A ideia é que depois de ter relacionamentos íntimos e também depois de tomar banho, as mulheres que são propensas a ter infecções fúngicas em suas partes íntimas devem fazer uso de seus secadores de cabelo.
Talvez pareça um pouco estúpido ou estranho, mas afinal, faz todo o sentido do mundo: fungos e bactérias adoram a umidade. E verdadeiramente esta prática, apesar de ser fora do comum, ajuda a eliminar a umidade.
Embora não sejam considerados doenças sexualmente transmissíveis, infecções como micoses ou vaginite podem ser desencadeadas por uma relação íntima e são claramente muito desconfortáveis e desagradáveis, por isso vale a pena seguir as recomendações para evitá-las. Vale a pena tentar pelo menos uma vez.
Esta recomendação vem da ginecologista norte-americana, Dr. Alyssa Dweck, em seu livro “Seu V de A a Z” e Beatrice Wagner, uma terapeuta sexual da Alemanha, que diz “Quando temos relações com algum casal, há uma troca de todos os tipos de bactérias, que se sentem em casa no ambiente temperado, fornecido pela pelo órgão feminino”.
Mas ter relacionamentos íntimos nem sempre leva a uma infecção vaginal? “Geralmente, nossos sistemas imunológicos estarão prontos para isso. Mas qualquer pessoa que é propensa a infecções deve tentar evitá-las fazendo uso do secador de cabelo, embora pareça algo estranho é muito eficaz”, explicou Wagner.
Só para esclarecer, quem quiser colocar isso em prática, deve lavar a região íntima com água morna. E, em seguida, usar o secador na posição de ar frio. Uma opção alternativa para isso pode ser usar uma toalha limpa. Mas você deve ter cuidado para não secar completamente, pois isso pode alterar a flora bacteriana. A parte interna deve permanecer úmida.
O que é uma micose íntima? A micose íntima é um problema muito comum entre as mulheres: 75% de cada mulher sofrerá uma infecção pelo menos uma vez em suas vidas. Os sintomas incluem prurido, bem como uma sensação de queimadura insuportável nas áreas íntimas. Além disso, esta condição geralmente causa um fluxo amarelado esbranquiçado, com uma consistência de manteiga.
A causa das micoses é uma infecção por levedura ou candidíase Muitas vezes, a bactéria responsável é uma cepa chamada “Candida albicans”, e 5% a 10% dos casos, é uma cepa conhecida como “Candida galbrata”.
Os disparadores de micoses podem incluir flutuações hormonais, distúrbios metabólicos, um sistema imunológico enfraquecido ou o uso de pílulas anticoncepcionais. O excesso de imersão na sua área íntima com sabonetes íntimos, usar roupas íntimas de pano sintético ou vestindo roupas apertadas também podem influenciar.
Se você suspeita que você tenha uma infecção, você deve visitar o ginecologista. Existem medicamentos anti-fúngicos muito eficazes disponíveis no mercado que geralmente eliminam rapidamente a infecção sem efeitos colaterais.
No entanto, fazer uso com um secador de cabelo depois de ter relações íntimas nem sempre é necessário o tempo todo. Mas se você geralmente é propenso a infecções, vale a pena tentar este método, pelo menos uma vez!