Método simples e natural para reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Mesmo que precisemos de açúcar para ter energia em nosso dia a dia, ultrapassar os limites pode nos levar à pré-diabetes e, se não controlada de forma adequada, a algum tipo de diabetes. (O excesso de glicose no sangue, a glicemia, danifica nossa saúde.)
Aquelas pessoas que já sofrem algum tipo de diabetes devem ser especialmente cuidadosas com sua dieta e monitorar seus níveis de glicose constantemente.
Logo, é recomendado consultar com um especialista antes de incluir essas infusões em sua rotina nutricional.
Para as receitas que daremos a seguir, precisaremos da erva a granel, seja seca ou fresca, que podemos adquirir em mercados ou lojas de produtos naturais.
Veja as opções mais indicadas:
– Ginseng:
O ginseng é um nome usado para designar diversas espécies da família Panax. Mesmo que cresça de modo silvestre em zonas montanhosas, desde Nepal a Manchúria, e desde a Sibéria oriental a Coréia, devido a sua demanda é cultivado também em outros países.
Sua ação redutora de glicose (hipoglicemiante) deve-se ao seu teor de panaxanos, que ajudam nesta função.
Como usar: Tomar diariamente uma xícara de infusão da raiz de ginseng por três meses, depois do trimestre, suspender o tratamento por um mês, depois da avaliação médica pode ser retomado, sem superar nunca o período de nove semanas.
– Feno grego:
O feno-grego é uma planta herbácea anual originária da Europa e Ásia meridional. Utilizada na cozinha oriental como condimento.
Seus usos na medicina são extensos. Esta erva ajuda no tratamento de: Gastrite, Colesterol alto, Inflamações, bucofaríngeas,Também é benéfico para o fígado.
Graças ao seu conteúdo de cumarinas, ácido nicotínico e trigonelina, é utilizado como substituto de hipoglicemiantes orais no caso de diabetes não dependentes de insulina.
São vários os estudos que demonstram que o feno-grego além de reduzir a quantidade de glicídios absorvidos, melhora a ação periférica da insulina.
Como usar: Tome uma xícara de infusão de feno-grego por dia, durante um mês, descanse por uma semana e repita o tratamento.
– Chá verde:
O chá verde provém da planta do chá (Camellia sinensis) e é originário da China, mesmo que seu consumo tenha se espalhado em todo o planeta. Conta com qualidade oxidantes, graças às catequinas que possui e ao seu conteúdo de betacaroteno e vitaminas C e E.
Sua eficácia ao reduzir os níveis de glicose deve-se ao fato dos polissacarídeos presentes em suas folhas agirem do mesmo modo que a insulina.
Como usar:
Tomar de três a cinco xícaras diárias de folhas de chá verde, por dois meses, Não ingerir a infusão de estômago vazio, depois do tempo de tratamento é necessária uma avaliação médica antes de retomar.
– Camomila:
A camomila é uma planta herbácea anual amplamente conhecida por suas propriedades antiespasmódicas e digestivas.
Também tem qualidades que a tornam apta para tratar outros problemas como: Insônia, dores reumáticas hemorroidas. Além de regular os níveis de açúcar no sangue, a camomila aumenta o armazenamento de glicogênio no fígado e protege o pâncreas do estresse oxidativo causado pelo excesso de glicose.
Como usar: Beba três xícaras por dia de infusão de flores de camomila depois das refeições.
Para preparar essas infusões: 1 xícara de água quente purificada (250 ml), 1 colher das folhas, flores ou raiz de erva seca da sua escolha (10 g) ou 2 colheres (20 g), se a erva for fresca.
Obs: Todo tratamento, mesmo que natural, deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional. Algumas substâncias podem ter efeitos nocivos ao organismo de certas pessoas.
Veja mais posts
Sobre o Autor