Menino etíope de olhos azuis: ele tem 8 anos e sofre de uma síndrome rara que o tornou “famoso”

Abushe, um menino de 8 anos natural da Etiópia, nasceu com síndrome de Waardenburg, uma condição genética rara que afeta a pigmentação e está muito ligada a surdez, que deu aos seus olhos um intenso tom de azul.

Inicialmente, a família ficou assustada ao ver a cor dos olhos do menino – acharam que pudesse ter nascido cego, e não tinham dinheiro para cuidados médicos. Entretanto, perceberam que Abushe não era cego, e o azul devia-se à síndrome de Waardenburg, que afeta 1 em cada 40.000 pessoas.

Apesar de ter ficado conhecido devido aos seus olhos, Abushe provém de uma família bastante pobre e é alvo constante de intimidação, sendo muitas vezes chamado de “criança dos olhos de plástico”.

Felizmente, o menino tem muita força e não deixa que o bullying o distraia do seu sonho: ser jogador de futebol, como o ídolo Lionel Messi.

Abushe residia com os avós numa cabana de madeira. Ainda que fossem muito pobres, os avós sempre asseguraram comida e livros ao menino, mas certo dia viram a habitação ser destruída por um incêndio. Desde aí, Abushe não tem como estudar, pois ficou sem os livros da escola.

A única coisa que ele conseguiu salvar das chamas foi uma bola vermelha, com a qual adora jogar. Ele acredita que um dia possa ser tão famoso quanto Messi e ajudar a família a ter uma vida melhor.