Depois que Arabella e seu marido descobriram que sua filha tinha autismo, eles passaram anos tentando descobrir a melhor maneira de ajudá-la. Foi uma batalha muito difícil. A filha, Iris Grace, não falava nem se comunicava. Ela evitava as outras crianças e não queria brincar com seus pais.
Não se encaixava no mundo, e evitava olhar para alguém. Ficava muitas vezes irritada e ansiosa, especialmente quando estava com pessoas e em ambientes que não conhecia.

Um dia, Arabella estava fazendo rabiscos em um pedaço de papel quando Iris, com apenas três anos de idade, se aproximou dela aparentemente fascinada pelo desenho. A mãe aproveitou a curiosidade inesperada dá sua filha pela pintura. Mas, apesar de seu interesse na arte, Iris permaneceu desconectada do mundo.
Os pais queriam estimulá-la usando animais como terapia. Primeiro com cavalos, mas Iris não demonstrou interesse. Os cachorros eram ainda piores. Iris odiava ser lambida. Desencorajada, Arabella logo abandonou essa ideia.

Em determinada ocasião, Arabella relutantemente concordou em ficar com o gato de seu irmão, enquanto ele passava o Natal fora da cidade. Ela estava preocupada que esta inclusão temporária causaria a íris muito estresse, já que a menina estava pior. Mas ela ficou surpresa como a conexão entre a menina e o gato, e aí foi a procura do animal perfeito para continuar a terapia.
Quando eles trouxeram para casa Thula, um gatinho Maine-Coonan, Iris imediatamente respondeu. Ela pegou o gatinho em seus braços e acariciou-o. Depois daquele dia, tornaram-se inseparáveis. Apesar de não ser um gato treinado para a terapia, Thula intuitivamente sabia o que Iris precisava, ele mesmo corria para sentar em seu colo cada vez que estava ansioso.

Eles dormiam juntos na cama e brincavam com os mesmos brinquedos. Onde Iris estava, Thula seguiu-a. A menina começou a falar frases simples.
Em uma entrevista, Arabella disse o quanto Iris odiava a sensação de água em sua pele. Dar banho nela sempre foi uma tarefa muito complicada, mas como Thula gostava ela não hesitava em pular na banheira. Iris logo começou a tolerá-lo enquanto Thula ficava com ela.
“Thula amava todas as coisas que Iris tinha dificuldade de fazer”, diz Arabella. “É como se tivesse caído do céu.”
Até hoje, Iris é famosa por causa de suas magníficas pinturas. Seu talento e imaginação tem sido comparado com Monet, e celebridades como Angelina Jolie compraram suas obras.
Ela ainda tem problemas com habilidades sociais e se expressar ainda é difícil, mas graças a Thula, tem percorrido um bom caminho desde que ele foi diagnosticada com a doença.

