Impedida de estudar na infância, idosa aprende a ler e escrever aos 104 anos

Nascida no interior de Minas gerais, dona Duzinha dos Reis, de 104 anos, realizou seu grande sonho: aprendeu a ler e escrever.

A infância de Duzinha era muito pobre, apenas os meninos tinham oportunidade de ir para escola.

Foto: Divulgação

O tempo passou e Duzinha se mudou para o Mato Grosso, se casou, teve filhos e netos, mas o desejo permaneceu dentro dela. Ela é uma pessoa religiosa e seu maior interesse era ler a Bíblia.

A idosa conta que fez várias tentativas para voltar à escola. “Até tentei, mas o meu marido ficou doente e acabei por desistir. O povo ia dizer que abandonei o meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, disse Duzinha.

Na parte final da vida, ela realizou seu desejo, conheceu a professora Sandra Regina do projeto Muxirum, que tem por objetivo ajudar adultos e idosos a ler.

O projeto é mantido em parceria com a igreja, prefeitura e outras instituições.

Foto: Divulgação

Quando estava organizando a turma, procurei à Duzinha se ela não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora. Ela quer escrever o seu nome em todas as aulas, por isso faço um exercício só para ela. No outro dia, durante a aula, estava muito frio e as alunas estavam reclamando e quiseram ir embora mais cedo, mas ela não aceitou. Disse que tinha ido até lá para estudar e ia ficar até ao fim”, falou a professora Sandra.

Gostou desta história de vida? Então compartilhe com seus amigos!