Homem de 84 anos doa rim pra vizinha de 72

A doença de Linda, 72 anos, afetou seu sistema imunológico e fez com que seus rins começasse a falhar. Ela colocou um anúncio fora de sua casa, em seu carro e nas redes sociais à procura de um doador compatível. Então, um dia, Frank, 84 anos, seu vizinho, foi visitá-la para lhe dizer que doaria um de seus rins, relata o jornal New York Post.

“O problema é a saúde, não é a idade”, disse o Dr. Hassan Ibrahim, chefe do programa de doação do hospital Metodista de Houston.

Frank passou em todos os testes (no fígado, função pulmonar e cardíaca, sistema imunológico e até testes de saúde psicológica) para confirmar que ele era saudável o suficiente para doar.

“A função renal não diminui com a idade na maioria das pessoas, de modo que os adultos mais velhos podem ser doadores, desde que eles não tenham doenças cardiovasculares, câncer, ou outras condições importantes”, disse.

Dewhurst comentou que ele não tinha considerado a possibilidade de doar um dos rins, até que ele viu o estado de saúde de sua vizinha, que ficou esperando mais de 18 meses por uma doação, e disse: “Por que não eu?”

“Eu não podia acreditar quando Frank se ofereceu. É um milagre, uma bênção. Eu não vou poder agradecer-lhe o suficiente”, disse ela.