Gervão roxo: opção natural contra febre, tosse, bronquite, distúrbios nervosos e outros.

O gervão, é medicinal da raiz às flores! As qualidades medicinais desta planta são reconhecidas já a muito tempo aqui no Brasil pois, a mesma sempre fez parte da farmacopeia indígena brasileira. Portanto, a história do gervão é conhecida há séculos. Desde a primeira metade do século XIX está documentado o seu uso para diversos problemas de saúde.
Para evitar confundir o gervão com outras ervas saiba que esta planta é uma Stachytarpheta cayennensis, da família botânica das Verbenaceae e no Brasil, por onde pode ser encontrada em todos os lados, tem uma infinidade de outros nomes populares: gervão-roxo, gervão-azul, chá-do-brasil rinchão, verbena, verbena bastarda, verbena silvestre, verbena azul, aguarapongá, aguará-ponda, erva-dos-sumidouros, vassourinha-de-botão, verônica, e muitos outros, variando de lugar para lugar.
No mundo científico esta plantinha tão linda, que cresce como mato na beira dos caminhos brasileiros, é estudada para controle da leishmaniose, pela Fiocruz, como antifúngica e qual o seu efeito na mucosa do aparelho gástrico.

Usos mais comuns do gervão:
O gervão possui vários compostos químicos que são benéficos para o organismo e são esses compostos que dão a esta planta nativa as suas propriedades analgésicas, febrífugas, diuréticas, hepáticas, tônicas, antibacterianas, anti-inflamatórias e muitas outras qualidades
Você pode fazer um chá de gervão para dores abdominais e de estômago, para febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante. Tradicionalmente o gervão é usado em casos de bronquite e catarro preso no peito.
Para ajudar a menstruação a descer, basta lavar a cabeça com a água de gervão. Cozinhe a planta toda na água, deixe amornar, coe e enxágue seus cabelos.
E macerado com sal, o gervão pode ser aplicado sobre abcessos e furúnculos para os fazer reduzir.
O cozimento das raízes de gervão é um ótimo cicatrizante podendo ser usado como emplastro sobre as feridas abertas. Mas também pode ser usado o macerado de folhas e raízes frescas, que deverá ser aplicado na pele a cicatrizar.
O xarope de gervão é ótimo para o tratamento de tosses, resfriados, rouquidão e outros desconfortos do trato respiratório.
Com propriedades calmantes, a erva é bem eficaz no tratamento de distúrbios nervosos
Ajuda também nas prisões de ventre, fazendo o intestino funcionar melhor
No combate à malária
No tratamento do diabetes
Como anti-inflamatório e anti ulcerogênico
Como fazer o chá de gervão:
Em 500 ml de água fervida coloque duas colheres de sopa de folhas e flores de gervão fresco. Se usar o gervão seco, ponha a metade da quantidade de erva. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos depois do que, coe e tome uma a três xícaras por dia.
Cuidados na administração:
O gervão pode ter efeito abortivo, portanto evite se estiver grávida. Também é um grande hipotensor pelo que, se você já tem a pressão arterial baixa, use com muito cuidado e observe a reação do seu organismo.
Como esta planta tem em sua composição traços de ácido acetilsalicílico pode causar alergia àqueles que são sensíveis demais à aspirina. Evite.
Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite sempre o seu médico.
Veja mais posts
Sobre o Autor