Gatinha que ficava sentada na calçada morre e ganha uma estátua na sua homenagem

Esta é a história de Tombili, uma gatinha que vivia nas ruas de Istambul, Turquia, que foi homenageada com uma estátua.

As cidades da Turquia são famosas pelos gatos que vagueiam por lá livremente. Embora os gatos vivam nas ruas, é difícil chamá-los de gatos vadios ou selvagens, pois coabitam com as pessoas há séculos, fazendo parte da cultura urbana da Turquia. Recentemente, um documentário premiado sobre a vida dos gatos em Istambul chegou aos cinemas.

'

Muitos indivíduos, e até mesmo os municípios, cuidam das necessidades desses queridos mascotes, alimentando-os e cuidando dos seus problemas de saúde. Algumas pessoas, disponibilizam casas para os gatos para ajudá-los a sobreviver aos dias mais frios.

Tombili era uma adorada gata de Istambul, que viveu na sua rua durante 10 anos. Ela tornou-se uma celebridade da internet quando a sua icônica pose foi publicada nas redes sociais.

“Tombili” significa “gordinha” em turco, e esse nome foi-lhe dado pelos moradores por razões óbvias. Após a sua morte, uma estátua foi erguida no seu local favorito para homenageá-la.

Depois da sua morte, as pessoas começaram uma petição para homenageá-la e conseguiram mais de 17.000 assinaturas, o que lhes permitiu erguer a estátua em outubro de 2016.

Infelizmente, nem todos valorizam a amizade entre Tombili e os humanos, pois a estátua foi roubada em novembro do mesmo ano, quase um mês após a sua inauguração. Isso provocou uma onda de indignação, e os meios de comunicação e redes sociais foram inundadas com a raiva dos habitantes.

O município de Kadikoy, conselho que ergueu a estátua, compartilhou a triste notícia com um emoji de gato chorando.

Os ladrões não puderam ficar indiferentes ao clamor nas redes sociais e devolveram a estátua ao seu lugar ao fim de uma semana.

A estátua está agora na Ziverbey Street, Kadikoy, onde ela pertence. Desta forma, Tombili continua na vida dos eternos vizinhos.

Fonte: Partilha