5 frutas que desinflamam o corpo

Você sabia que muitas frutas têm o potencial de desinflamar o corpo? Os processos inflamatórios são muito comuns na vida cotidiana. Desconforto intestinal, dias em que o fígado está um pouco mais inchado que o normal ou mesmo a tradicional retenção de líquidos são inconvenientes que podem ser aliviados com a dieta correta.

Algumas frutas podem fortalecer nosso organismo e combater as doenças que têm a possibilidade de aparecer em determinados momentos. Agora, conheça 5 frutas que desinflamam o corpo:

5 frutas que desinflamam o corpo

Existem algumas frutas incrivelmente ricas em antioxidantes e recursos medicinais, que ajudam a nos defender de agentes responsáveis pelas infecções, fortalecendo nosso sistema imunológico. Veja a seguir.

1. Abacate

O abacate oferece benefícios anti-inflamatórios que você não pode obter de outras frutas. Ela é rica em gorduras monoinsaturadas, vitamina E, fibras e carotenoides que, em geral, trabalham para diminuir a inflamação no corpo. Mas o surpreendente é que esses nutrientes parecem neutralizar várias inflamações causadas por alimentos menos saudáveis consumidos ao mesmo tempo.

2. Maçã

A maçã tem o potencial de diminuir a inflamação, por fortalecer a flora intestinal. Uma maçã média possui cerca de 4 gramas de fibras, uma porção significativa das quais é um tipo solúvel e fermentável chamado pectina, que cepas de boas bactérias no intestino necessitam para desenvolver-se bem. Muitas vezes chamadas de prebióticos, essas fibras têm o potencial de melhorar a estrutura dos micróbios no intestino. Isso cria uma barreira no revestimento intestinal impedindo que compostos inflamatórios possam entrar no corpo.

3. Abacaxi

O abacaxi contém bromelaína, uma enzima que tem efeito anti-inflamatório, anticoagulante e anticancerígeno. A bromelaína ajuda na prevenção do crescimento do câncer ao eliminar componentes inflamatórios que promovem a mutação e metástase celular, e os suplementos terapêuticos de bromelaína podem até mesmo proporcionar algum alívio da dor para certas formas de artrite. As pesquisas também indicam que a enzima pode precipitar a recuperação muscular após treinos extenuantes, reduzindo a inflamação.

4. Melancia

A melancia é uma das poucas fontes alimentares de licopeno, um potente composto responsável pela tonalidade rosa da fruta e pela proteção do corpo contra danos produzidos pelos radicais livres. Pesquisas sugerem que o licopeno fornece uma defesa semelhante à do antioxidante que pode prevenir mutações celulares, deter o crescimento do câncer e minimizar o risco de doença de Alzheimer, doença cardíaca e diabetes.

5. Morango

Sabia que um copo de morangos fornece 100% da quantidade diária de ingestão de vitamina C, mais do que uma laranja de tamanho médio? Obter a quantidade certa de vitamina C é fundamental para que o sistema imunológico funcione bem, pois a inflamação é produzida quando o sistema imunológico está estressado e sobrecarregado. A vitamina C é um antioxidante, portanto, ele evita que os radicais livres danifiquem as células e provoquem uma nova inflamação.

Alimentos que deve evitar

  • Alimentos processados com muito açúcar ou sal, por exemplo, sobremesas prontas e salgadinhos.
  • Óleos não saudáveis.
  • Carboidratos processados: pão branco e massas, produtos enlatados etc.
  • Excesso de álcool.

Exemplos de doenças produzidas por inflamação crônica

  • diabetes
  • ataques cardíacos
  • obesidade
  • doenças cardíacas e respiratórias
  • câncer
  • artrite reumatoide
  • doença de Alzheimer
  • doença de Hashimoto
  • aterosclerose

Estas são doenças crônicas e estão geralmente relacionadas ao nosso estilo de vida.

Para se ter uma boa saúde, além de uma boa dieta, é necessário ter um estilo de vida mais ativo, livre do sedentarismo, e visitar regularmente seu médico.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Obs. : Este site tem por objetivo informar, mas não substitui um profissional de saúde. Procure regularmente seu médico.