Flor de bananeira: 10 motivos para incluí-la em seu cardápio

Se você gosta de manter uma alimentação saudável, a flor de bananeira é perfeita para você! Pois ela é rica em fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ferro e potássio etc.

Veja abaixo 10 motivos para incluí-la em seu cardápio:
Fortalece os ossos:
Essa flor é ótima para fortalecer os ossos, pois o potássio presente nela reage com ácidos que geram o enfraquecimento, inutilizando-os. Também, esse mineral colabora para a absorção do cálcio, mineral essencial para a composição dos ossos.

Auxilia no emagrecimento:
Ela é rica em fibras, o que faz dela uma excelente ferramenta para auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque esse nutriente gera saciedade no organismo. As fibras também auxiliam no funcionamento do intestino, regulando-o para a remoção de toxinas e melhor aproveitamento dos nutrientes durante o processo de digestão.

Reduz o fluxo da menstruação:
Esse ingrediente aumenta a taxa de progesterona no corpo, o que promove a redução do fluxo sanguíneo na menstruação. Esse hormônio é essencial para funções relacionadas, também, a gravidez. O que explica o fato de ele interferir diretamente no ciclo.

Fortalece a imunidade:
A flor da bananeira, é ótima para fortalecer a imunidade e dar mais resistência aos vírus e resfriados. Isso porque é rica em três nutrientes: potássio, vitamina C e vitamina A. O potássio controla o metabolismo, fator essencial para a absorção de nutrientes e fortalecimento do corpo. Já as vitaminas A e C estimulam a ação dos leucócitos contra agentes invasores, por auxiliarem em sua produção. Também, a vitamina C possui propriedades anti-inflamatórias que contribuem para evitar infecções.

Previne a hipertensão:
Ela previne casos de hipertensão, pois é rica em potássio, e este possui propriedades vasodilatadoras que expandem a largura dos vasos sanguíneos e facilita o fluxo do sangue. Com isso, não é necessário que o coração precise bombear, regulando a pressão.

Melhora a memória:
Ela é rica em ferro, nutriente essencial para formar os glóbulos vermelhos, responsáveis por distribuir o oxigênio pelo organismo. (o cérebro necessita de 20% de toda a quantidade de oxigênio absorvida pelo corpo para o seu correto funcionamento.) Sendo assim, o ferro interfere diretamente nas capacidades cognitivas da pessoa.

Melhora a saúde do cabelo:
Ela também é rica em vitamina A, nutriente fundamental para a saúde capilar. Pois, a carência dessa vitamina provoca queda de cabelo, além de deixar com aspecto opaco.

Auxilia no combate anemia:
A flor da bananeira é rica em ferro que é essencial para a criação de hemoglobinas e distribuição de oxigênio no corpo, ajudando assim na prevenção e combate da anemia.

Regula o colesterol:
A vitamina E presente nessa flor é excelente para o controle do colesterol ruim e para balancear os níveis de colesterol bom. Isso porque essa vitamina interfere no processo de oxidação do colesterol. Também, por ser rico em fibras elimina-o por meio da excreção.

Deixa a pele firme:
Rica em antioxidantes, é excelente para combater os radicais livres presentes nas células da pele e beneficiar sua saúde para o cumprimento das funções, o que previne a flacidez.