Como ficar livre das baratas sem o uso de inseticidas?

Eles são insetos pequenos, mas causam muito terror e repulsa. As baratas são um dos insetos mais prevalecentes no mundo, quase uma praga, pois se escondem em lugares de difícil acesso e se reproduzem rapidamente.

Preferem lugares úmidos e escuros para viver, especialmente se estiverem sujos. E como são quase cegos, usam suas antenas para se localizarem nos espaços que habitam. Para descobrir se tem baratas, deve procurar debaixo da geladeira ou da máquina de lavar roupa, do fogão ou da cozinha e dos móveis.

Estas criaturas representam uma ameaça real para a saúde das pessoas que vivem na casa.

As baratas são vetores para o transporte de micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários, fungos e ovos), que podem causar doenças como gastroenterite, leptospirose, cólera, salmonela, febre tifoide e intoxicações diversas.

Elas tendem a habitar a cozinha em busca de alimentos, o que é ainda mais perigoso, pois carregam bactérias em suas pernas e podem contaminar os alimentos, e suas excreções podem causar alergias, urticária, olhos lacrimejantes e espirros.

As baratas são criaturas incômodas em toda parte do lar, e podem ser repelidas mesmo sem o uso de inseticidas.

Como ficar livre das baratas sem o uso de inseticidas?

Aqui estão alguns métodos para repeli-las usando produtos naturais e baratos, sem recorrer a inseticidas, que podem ser tóxicos e prejudiciais à saúde.

Folhas de louro

Esta aromática árvore europeia tem folhas que são grandes repelentes de baratas. Esmagá-las ou cortá-las e colocá-las onde as baratas vagueiam à noite.

Além deste método e dos que se seguem, tente manter os cantos, onde eles se escondem, limpos.

Açúcar e bicarbonato de sódio

Combine uma xícara de bicarbonato de sódio com uma xícara de açúcar e polvilhe-os por toda a casa e as baratas fugirão. O açúcar, que é um alimento, vai atraí-los, mas o bicarbonato de sódio vai produzir um gás que será fatal para elas.

Citronela

Esta planta é extremamente eficaz para repelir baratas, mosquitos e outros insetos. Faça bolas de algodão e coloque óleo de citronela em cada uma delas, e depois coloque-as onde as baratas provavelmente vivem.

Você também pode misturar meia xícara de água, 10 gotas de óleo de hortelã-pimenta e 5 gotas de óleo essencial de cipreste, e pulverizar onde as baratas costumam aparecer.

Bórax

Espalhe-o em locais onde circulam baratas. Quando se esfregam contra ele, desidratam-se e morrem muito rapidamente.

Terra diatomácea

Este é um poderoso elemento orgânico que também ajudará a eliminar outras pragas na casa. Basicamente, tem o mesmo efeito que o Bórax: desidrata os insetos. Além disso, é tão inofensivo que pode aplicá-lo com segurança perto de alimentos.

Espalhe a terra diatomácea no chão (por exemplo, encha uma meia velha e espalhe uma fina camada do produto sobre as superfícies) e pronto.

É importante estar atento aos produtos que correm maior risco de ser atacados por baratas: farinha, cereais, carne, açúcar e queijo, e outros itens como couro, cola e detritos vegetais.

Se procurarmos manter a casa limpa e aplicarmos estes métodos, em breve terá uma casa livre desta praga nojenta.

Leia mais: 3 receitas caseiras para acabar com carrapatos em casa