Estudantes de Farmácia produzem álcool em gel e distribuem gratuitamente

Foto: Divulgação

Os alunos do curso de Farmácia da Unef (Unidade de Ensino Superior da Feira de Santana) estão produzindo álcool em gel gratuitamente para os alunos da instituição e, também, funcionários.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o município de Feira de Santana tem o maior número de casos de coronavírus confirmados.

A ideia da produção do produto surgiu depois que os estoques nas farmácias e supermercados acabaram.

A coordenadora do curso de Farmácia, Fernanda Pinheiro, disse: “É uma preocupação com a prevenção. O coronavírus tem uma distribuição mundial, e o álcool gel é muito importante na prevenção e disseminação da doença, na comunidade acadêmica principalmente”.

A professora do curso, Letícia Junqueira, diz que produzir álcool em gel, requer orientação profissional.

Ao portal de notícias G1, ela disse: “Para formar o álcool gel, a gente, além de usar o álcool 70 como veículo, a gente utiliza um agente gelificante, o carbopol, e algo para balancear o PH, que é a trietalonomina”.

Letícia afirmou que é usado glicerina na mistura, componente importante, para não ressecar as mãos.

A aluna Malena Santos falou ao G1 da importância da produção. “É uma grande oportunidade estar no laboratório da faculdade, podendo produzir o álcool gel e poder colocar em prática tudo o que a gente aprendeu em sala de aula”.

Fonte: G1/uacheisdoeste.com