Estudante dorme com fones e acorda surdo de um ouvido

Recentemente, um jovem do Taiwan, foi atendido no Hospital Universitário após sofrer perda de audição total num dos ouvidos, após passar a noite toda ouvindo música com fones.

O jovem estudante universitário, da cidade de Taichung, adormeceu ouvindo música no celular, e acordou ouvindo mal. Então, percebeu que não conseguia ouvir nada de um dos ouvidos. Felizmente, o outro fone saiu durante a noite, e o jovem estudante ainda tem um ouvido saudável.

No hospital, iniciou-se um tratamento que demorou 5 dias para fazer efeito. Felizmente, a sua audição voltou gradualmente, graças ao rápido atendimento. Caso o jovem tivesse demorado ir ao médico, os danos poderiam ter sido irreversíveis.Resultado de imagem para Estudiante duerme con auriculares y despierta sordo de un oído

Segundo o Dr. Tian Huiji, médico responsável pelo Departamento de Otorrinolaringologia, nunca se deve dormir com fones nos ouvidos, em especial os intra-auriculares.

É muito pior ouvir música alta com fones à noite do que durante o dia, porque a circulação sanguínea está mais lenta e as células ciliadas, responsáveis pela decodificação das ondas sonoras, não conseguem uma proteção tão eficaz por receberem menos sangue.

Essa condição agrava o desenvolvimento de surdez súbita, que leva muitos indivíduos a perder a audição.

O médico acrescenta ainda que os fones intra-auriculares são muito piores do que os headphones, que ficam do lado de fora, apenas cobrindo a orelha, porque não deixam que parte da vibração se disperse.

A orelha possui uma estrutura chamada cóclea, que por sua vez tem mais de 15 mil pelos pequenos, ou células ciliadas sensoriais, que captam os sons, e são muito frágeis e sujeitas a danos.

Infelizmente, essas células não têm capacidade de regeneração e os seus danos são permanentes, daí a perda auditiva definitiva.

Ao aumentar o som de 3 decibéis para 6, duplicará a intensidade do dano nas células ciliadas. Tenha sempre cuidado ao ouvir as suas músicas preferidas ou vídeos no celular ou outros aparelhos, principalmente com fones.