Espinafre: Como higienizar e armazenar da maneira correta

O espinafre é ótimo. Mas antes de apreciá-lo, é importante aprender a lavá-lo e desinfetá-lo adequadamente. Hoje nós lhe dizemos como fazê-lo, siga os conselhos de especialistas!

Por que é importante lavar e desinfetar os espinafres?
É bem conhecido que, por razões de saúde e higiene, todos os alimentos devem ser lavados e desinfetados antes de serem consumidos ou cozidos, pois isso ajuda a prevenir doenças como salmonela, estafilococo ou E.coli.

Estes são o resultado de intoxicações alimentares causadas por centenas de bactérias, vírus e outros micro-organismos encontrados nos alimentos que ingerimos todos os dias.

Sem falar de todos os resíduos tóxicos e produtos químicos a que estão expostos que podem ser prejudiciais à sua saúde.

Acredite ou não, evitar estes tipos de infecções ou qualquer outra doença de origem alimentar é possível, e a melhor maneira de fazer isso é lavar e desinfetar adequadamente o que você coloca na boca.

Mas muitas vezes não sabemos como fazer isso, especialmente com vegetais tão delicados como espinafres.

Lavar e desinfetar espinafres é uma tarefa muito simples, mas muito cuidadosa, pois muitas vezes usamos em excesso o desinfetante e isto causa a descoloração de nossos vegetais. Siga o passo a passo.

Limpe a bancada: é muito importante limpar a pia, as bancadas e os espaços em que colocará seus alimentos, com um desinfetante.

Faça a higienização inicial: descarte as folhas ruins e lave as boas em água corrente.

Coloque o espinafre de molho: coloque um litro de água em uma vasilha e adicione a solução de limpeza. Você pode usar água sanitária, hipoclorito (algumas gotas) ou até mesmo vinagre de vinho branco. Deixe de molho de 10 a 15 minutos.

Lave o espinafre em água corrente: agora lave as folhas em água corrente e coloque em uma peneira para escorrer o excesso de água. Deixe secá-las, utilize apenas a quantidade que vai usar e guarde o restante.

Armazenamento do espinafre: em um recipiente forme camadas de espinafre e papel toalha para que a hortaliça dure mais tempo, ou seja, uma camada de papel e uma do vegetal, assim por diante.

Fonte: Cleanipédia/cocinafacil