8 doenças que as moscas podem transmitir aos humanos

As moscas são perigosas porque podem transmitir várias doenças aos seres humanos. Elas carregam centenas de agentes nocivos em seus corpos.

Por isso, para ficar você bem informado, listamos pelo menos 8 doenças que as moscas podem transmitir.

Sabemos que o habitat natural preferido destes pequenos insetos são as fezes e material em decomposição, não é mesmo? Mas o problema é que depois ficam em torno de nossa mesa à procura de comida. É aí que mora o Problema!

Então, quais são as doenças que este inseto pode transmitir? Veja a seguir.

8 doenças que as moscas podem transmitir

Doenças que as moscas podem transmitir
Foto: Jamie Pocock

As moscas domésticas podem transmitir aos humanos várias doenças, entre elas: conjuntivite, cólera, febre tifoide, disenteria, parasitas, salmonelose, tracoma, tuberculose.

Essas são apenas algumas delas. Pesquisas indicam que estes insetos podem transmitir mais de 65 doenças, diz o site americano Extension. Conheça um pouco sobre a primeira, dessa lista.

1. Conjuntivite

Pesquisas comprovaram que as moscas carregam vírus e bactérias em suas patas. Quando colocamos a mão em um ambiente sujo e esfregamos nossos olhos, acabamos pegando infecções, entre essas, podemos destacar a conjuntivite, uma doença altamente infecciosa.

Esta doença apresenta alguns sintomas comuns: olhos vermelhos, irritados e com muita coceira. A infecção cura com tempo e com alguns cuidados, mas às vezes podem ter complicações, nesse caso é recomendado procurar a orientação de um médico.

2. Cólera

A cólera é uma doença causada por bactérias. Os sintomas mais frequentes da doença, são: vômitos, diarreia, espasmos musculares.

Na África, é considerada uma doença responsável pelas mortes de idosos e crianças.

3. Febre tifoide

Esta doença infecciosa aguda é causada por uma bactéria do gênero salmonela. Os sintomas incluem mal-estar, fraqueza, perda de apetite, dor de cabeça ou constipação.

A doença é tratada com antibióticos específicos. As complicações são mais comuns em pessoas sensíveis como crianças e idosos. É possível prevenir-se da doença através da vacinação.

4. Disenteria

O sintoma mais comum desta doença é a diarreia com sangue. Também é importante que seja tratado a tempo, caso contrário pode afetar órgãos internos, como os rins.

5. Parasitas

Os vermes parasitas e as moscas estão geralmente intimamente relacionados. Este problema também causa frequentemente vômitos e distúrbios nervosos. Deve ser tratado o mais rápido possível para evitar mais complicações.

6. Salmonelose

Esta bactéria é transmitida através de alimentos contaminados que aparentemente se encontram em boas condições. É preciso manter as moscas longe dos alimentos para que eles não os espalhem. Os sintomas da salmonelose são: diarreia severa, febre e dor abdominal.

7. Tracoma

O tracoma é uma infecção ocular disseminada pelas picadas de moscas. Ela é a principal causa da cegueira no mundo.

8. Tuberculose

Não apenas bactérias, mas vírus podem se alojar no corpo das moscas e transmitir doenças que causam incômodos no organismo humano. O bacilo de Koch, causador da tuberculose, pode ser disseminado pelo inseto.

A doença afeta os pulmões e os sintomas são: tosse seca e constante que pode evoluir para uma tosse com sangue, cansaço extremo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, entre outros.

Saber destas informações é muito importante para proteger nossa família e amigos, não acha? Se achou que o post ajudou você, compartilhe com outros!