As moscas são perigosas porque podem transmitir várias doenças aos seres humanos. Elas carregam centenas de agentes nocivos em seus corpos.
Por isso, para ficar você bem informado, listamos pelo menos 8 doenças que as moscas podem transmitir.
Sabemos que o habitat natural preferido destes pequenos insetos são as fezes e material em decomposição, não é mesmo? Mas o problema é que depois ficam em torno de nossa mesa à procura de comida. É aí que mora o Problema!
Então, quais são as doenças que este inseto pode transmitir? Veja a seguir.
8 doenças que as moscas podem transmitir

As moscas domésticas podem transmitir aos humanos várias doenças, entre elas: conjuntivite, cólera, febre tifoide, disenteria, parasitas, salmonelose, tracoma, tuberculose.
Essas são apenas algumas delas. Pesquisas indicam que estes insetos podem transmitir mais de 65 doenças, diz o site americano Extension. Conheça um pouco sobre a primeira, dessa lista.
1. Conjuntivite
Pesquisas comprovaram que as moscas carregam vírus e bactérias em suas patas. Quando colocamos a mão em um ambiente sujo e esfregamos nossos olhos, acabamos pegando infecções, entre essas, podemos destacar a conjuntivite, uma doença altamente infecciosa.
Esta doença apresenta alguns sintomas comuns: olhos vermelhos, irritados e com muita coceira. A infecção cura com tempo e com alguns cuidados, mas às vezes podem ter complicações, nesse caso é recomendado procurar a orientação de um médico.
2. Cólera
A cólera é uma doença causada por bactérias. Os sintomas mais frequentes da doença, são: vômitos, diarreia, espasmos musculares.
Na África, é considerada uma doença responsável pelas mortes de idosos e crianças.
3. Febre tifoide
Esta doença infecciosa aguda é causada por uma bactéria do gênero salmonela. Os sintomas incluem mal-estar, fraqueza, perda de apetite, dor de cabeça ou constipação.
A doença é tratada com antibióticos específicos. As complicações são mais comuns em pessoas sensíveis como crianças e idosos. É possível prevenir-se da doença através da vacinação.
4. Disenteria
O sintoma mais comum desta doença é a diarreia com sangue. Também é importante que seja tratado a tempo, caso contrário pode afetar órgãos internos, como os rins.
5. Parasitas
Os vermes parasitas e as moscas estão geralmente intimamente relacionados. Este problema também causa frequentemente vômitos e distúrbios nervosos. Deve ser tratado o mais rápido possível para evitar mais complicações.
6. Salmonelose
Esta bactéria é transmitida através de alimentos contaminados que aparentemente se encontram em boas condições. É preciso manter as moscas longe dos alimentos para que eles não os espalhem. Os sintomas da salmonelose são: diarreia severa, febre e dor abdominal.
7. Tracoma
O tracoma é uma infecção ocular disseminada pelas picadas de moscas. Ela é a principal causa da cegueira no mundo.
8. Tuberculose
Não apenas bactérias, mas vírus podem se alojar no corpo das moscas e transmitir doenças que causam incômodos no organismo humano. O bacilo de Koch, causador da tuberculose, pode ser disseminado pelo inseto.
A doença afeta os pulmões e os sintomas são: tosse seca e constante que pode evoluir para uma tosse com sangue, cansaço extremo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, entre outros.
Saber destas informações é muito importante para proteger nossa família e amigos, não acha? Se achou que o post ajudou você, compartilhe com outros!