A má circulação sanguínea é um problema que pode acarretar danos maiores e mais graves a alguns órgãos e tecidos, já que é a circulação do sangue é responsável por promover a nutrição e oxigenação das células dos tecidos.
A má circulação do sangue pode ter muitas causas, as principais são: ter altos níveis de colesterol, consumir poucas fibras, comer alimentos muito salgados, e consumir pouco líquido.
O consumo elevado de gorduras saturadas leva à elevação do nível de colesterol fazendo com que os vasos sanguíneos sejam danificados e percam a elasticidade, a qual deve ser mantida para que o sangue flua com absoluta liberdade pelas artérias. Sua consequência direta é evidentemente a produção de diversos problemas circulatórios, Extremidades (mãos e pés) dormentes, inchadas, formigando ou frias; Se as pernas não estão bem irrigadas podem surgir cãibras e dor.
As varizes estão diretamente ligadas a este problema, o peso e até manchas nas pernas ou braços podem ser sinais de má circulação. O peito pode doer quando a má circulação impedir o sangue de chegar ao coração de forma normal.
Nossa dica hoje ensinará como reduzir de maneira natural a má circulação do sangue. Veja abaixo:
Parar de fumar:
Os especialistas demonstram há vários anos que o cigarro é um dos principais inimigos da saúde humana. O cigarro causa graves doenças circulatórias e pode aumentar a pressão arterial.
Consumir alimentos que baixam a pressão arterial:
Os alimentos que podem melhorar os problemas de circulação e também melhorar a pressão arterial são vários,entre eles podemos encontrar: Espinafre, Aipo, Sementes de girassol, Banana, Soja, Batata, Chocolate, Abacate, Leite desnatado, Peixes,Cítricos.
Elevar as pernas melhora a circulação:
Ao chegar a casa podemos tirar alguns minutinhos para relaxar um pouco, e enquanto descansamos depois de um longo dia de trabalho, podemos elevar um pouco as pernas, desta maneira o sangue retorna com mais facilidade e a circulação sanguínea é ativada.
Realizar massagens:
Com um bom creme podemos fazer uma suave, mas firme, massagem, que deve começar nos pés e em seguida ir subindo até chegar as coxas, deste modo o fluxo sanguíneo aumenta e problema circulatório é notavelmente reduzido.
Realizar hidroterapias:
A hidroterapia é uma massagem que é realizada utilizando jatos fortes de água quente e fria, alternadamente, de maneira que a circulação é ativada de forma imediata, começando a fluir de modo natural. Esta terapia pode ser feita a cada 2 dias sem problema nenhum.
Consumir pimenta caiena:
A pimenta vermelha contém capsaicina, um componente que tem a capacidade de estimular e ativar o sistema cardiovascular, ajudando a reduzir consideravelmente a pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, colabora de maneira muito efetiva na redução das chances de sofrer arteriosclerose, que é o endurecimento das artérias provocando muitos problemas em todo o sistema circulatório.
infusão de ginkgo biloba:
Este é um remédio natural muito recomendado para melhorar a má circulação do sangue, já que tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e fazer com que as paredes das veias fiquem muito mais elásticas.
Tomar vinho tinto:
Ter o costume de beber uma taça de vinho tinto todos os dias acompanhado de uma refeição principal ajudam a melhorar a circulação, mas é somente uma taça diária.
Realizar banhos nos pés:
Uma maneira muito simples de reativar a circulação do sangue é submergir os pés em um balde com água quente misturada com um quarto de raiz de gengibre moída. É maravilhoso!
Tomar café:
Quem consome entre uma e duas xícaras de café durante o dia tem menos possibilidades de sofrer problemas de má circulação, isto se deve aos flavonoides que está presente entre os seus componentes.
Não abusar do sal:
É importante reduzir ao máximo o consumo de alimentos salgados, já que isto contribui para o aumento da pressão arterial e para a retenção de líquidos.
Fazer exercício moderado e contínuo:
O melhor e mais simples exercício que podemos realizar todos os dias para melhorar a circulação do sangue e evitar complicações maiores é simplesmente caminhar. Faça isso pelo menos meia hora, além de uma correta hidratação que é fundamental para a boa saúde em geral.
Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.