Dicas de como reconhecer e tratar um manipulador, Veja!

Fonte: Reprodução google

Há pessoas que conseguem mudar conscientemente outras pessoas ao seu redor a fim de obter benefícios próprios e que, afetam os outros (família, colegas de trabalho, amigos e etc.). É preciso conhecer bem o perfil dessas pessoas para não cair em suas armadilhas. É claro que queremos ser felizes e que tudo acabe bem, mesmo estando diante de um manipulador, mas há momentos em que é melhor se afastar.

Um manipulador busca o próximo como um objeto, uma mercadoria, uma coisa, um recurso para aproveitar. São egoístas e usam métodos diferentes para convencer o outro, como por exemplo a ilusão, a pressão e o engano. Preferem o caminho mais curto, as mentiras, as promessas que não cumprem, a chantagem, o suborno e etc. Querem alcançar o sucesso com facilidade.
Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a reconhecer um manipulador:

A mentira: ele tem uma grande capacidade de mentir, é um especialista nisso. Pode torcer a realidade e levá-la para onde ficará “melhor”.

Ocultar coisas: pode esconder informações pessoais, como seu número de telefone ou o endereço, ou desconversar ao ter que responder sobre suas ações, opiniões e pensamentos. Por outro lado, querem saber tudo sobre você, de seus afetos à sua profissão. Os melhores podem conseguir que o outro confesse muito sem perceber.

A adulação: trata-se de uma das habilidades mais interessantes do manipulador. Ele descobre o que faz você se sentir especial para ganhar sua confiança. Não se deixe enganar por aqueles que adulam muito facilmente as pessoas sem conhecê-las, porque não será com motivos desinteressados.

A promessa: é uma das armas favoritas. Por exemplo, se é um homem que acabou de conhecer uma mulher irá lhe dizer que se casarão, terão filhos, viajarão pelo mundo e etc. É assim que começa o seu modo de agir. Tenha cuidado, porque você pode acabar seriamente ferido emocional e psicologicamente por isso.

Os favores: a princípio, o manipulador geralmente ajuda em tudo que pode, como se fosse algo compulsivo, que não pode parar. Vai agradar, ajudar, levará você para casa, consertará algo em sua casa. Mas espere, porque eles vão saber pedir no momento certo, pois essa é apenas uma estratégia. Os presentes e favores nunca foram 100% sem interesse.

A emoção: é outro recurso que um manipulador usa com experiência através de veia emocional. É que os sentimentos, quando são intensos, não nos permitem agir ou pensar com clareza.

A sombra: não apenas esconde informações sobre sua privacidade, mas também desaparece onde não há luz para poder analisar melhor a vítima. Não é uma pessoa honesta, nem transparente nem responsável. Do nada, começa a espalhar fofocas sobre alguém, enredar pessoas em suposições, exagerar os fatos, colocar alguns “ingredientes” próprios em um relato, etc.

Se esses comportamentos ocorrerem com frequência em uma pessoa, é melhor você ficar o mais longe possível dela. mais cedo ou mais tarde, ele conseguirá que você faça o que ele quer, podendo causar danos aos seus entes queridos ou a pessoas que você não conhece. Se você descobriu um manipulador em seu círculo íntimo, proteja os outros que possam ficar sob suas garras.