O ovo de codorna como alimento tem grande valor dietético e terapêutico. Seu elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína e albumina (96% – 97%), facilita sua digestão e assimilação. É um alimento muito nutritivo com elevado conteúdo mineral: cálcio, fósforo, enxofre, potássio, cloreto, sódio, ferro, magnésio, manganês e cobre.
O ovo de codorna em comparação com o ovo de galinha contém uma porcentagem mais elevada de proteína e de gordura. Apesar do seu tamanho reduzido, o seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior do que a de ovos de galinha, contendo 13% de proteína em comparação com 11% dos ovos de galinha.
Ovos de codorna também contêm 140% de vitamina B1 em comparação com 50% dos ovos de galinha. Além disso, os ovos de codorna fornecem 5 vezes mais de ferro e potássio. Ao contrário dos ovos de galinha, os ovos de codorna não causam alergias. Na verdade esses ovos ajudam a combater os sintomas de alergia devido a uma proteína chamada ovomucoide contida nesse alimento. O ovo de codorna é baixo em colesterol e rico em valor nutricional em comparação com ovos de galinha.
Um ovo de codorna é equivalente em calorias, proteínas e vitaminas, a um copo de 100 gramas de leite, contendo mais de ferro.
Conheça agora os Benefícios do ovo de codorna:
Um ovo de codorna chega a pesar até cinco vezes menos que o de galinha, mas, como já vimos, não fica atrás nos valores nutricionais, muito menos nos benefícios à saúde. Veja abaixo:
Hipertensivo:
Se é hipertenso, comer ovo de codorna também pode ser muito positivo. De acordo com muitos nutricionistas, as gorduras neste alimento ajudam a regular a pressão arterial e permite a elasticidade das artérias.
Combate alergias:
Se você sofre de rinite alérgica, asma ou outras doenças respiratórias, o ovo de codorna pode ajudá-lo a lutar contra elas, de acordo com vários estudos. Ele tem propriedades anti-alérgicas, graças a proteína ovomucoide que fortalece o sistema imunológico.
Recomendado para todas faixas etárias:
Por seu alto teor de vitamina D e cálcio é recomendado para o desenvolvimento das crianças e no período pós-menopausa, onde pode haver uma carência dessas vitaminas. Suas elevadas concentrações de vitaminas B1 e B2, E, H e uma riqueza de vitamina A, D e C, são essenciais para o desenvolvimento da criança e na luta contra o raquitismo.
Previne problemas do trato digestivo:
Pessoas que sofrem de úlceras estomacais e outros problemas do trato digestivo podem se beneficiar com o consumo de ovo de codorna, já que esse alimento age como um combatente natural contra esses problemas.
Trata anemia:
Se você tiver problemas com anemia, comer este alimento pode ser uma solução, uma vez que pode aumentar o nível de hemoglobina no organismo.
Fornece energia:
A grande quantidade de fósforo presente neste alimento ajuda a dar mais energia para o nosso dia a dia. Esse nutriente é fonte de energia para processos metabólicos.
Melhora a memória:
Segundo estudos, o ovo de codorna é capaz de melhorar a nossa memória e a atividade cerebral. Além disso, fortalece o sistema nervoso, evitando o estresse e ansiedade.
Bom para os homens:
É um alimento indicado para cuidar da saúde dos homens, já que reforça os níveis de fósforo na glândula da próstata. Também funciona como estimulante.
Cuida da beleza:
O consumo deste alimento é capaz de melhorar a pele e reforçar a saúde capilar naturalmente, por isso, é muito usado em produtos de beleza.
Outros benefícios:
Melhora a saúde dos olhos.
Ricos em proteínas e aminoácidos.
Evita problemas vasculares.
É bom para o cérebro, sistema nervoso e cardiovascular.
Fonte de gordura boa.
Não eleva o colesterol.
Fonte natural de vitamina D.
Previne o câncer de mama.
Mantém os cabelos e unhas saudáveis.
Como fazer ovo de codorna:
Para cozinhar um ovo de codorna, tenha cuidado com o tamanho do ovo porque são menores e delicados. É muito fácil que se rompam no processo de cozimento, por isso deve seguir este passo a passo:
Coloque os ovos de codorna uma panela com bastante água fria. Os ovos não devem flutuar.
Coloque no fogo, quando começar a ferver adicione um pouco de sal.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos no máximo.
Depois de cozido, coloque-os em um recipiente com água fria e retire em seguida, este processo provoca uma reação que facilitará no momento de remover a casca.
Deixe esfriar fora da água por alguns minutos
Remova a casca e sirva a seu gosto.
Observações: O consumo do ovo de codorna é recomendado para todas as faixas etárias, uma vez que tem um elevado teor de proteína e baixo teor de colesterol. No entanto, se a pessoa tem hipercolesterolemia (colesterol alto), deve tomar cuidado com o consumo das gemas e consultar um nutricionista.