Conheça 10 alimentos que limpam as artérias e protegem o coração

Alguns alimentos têm, em sua composição nutricional, a função de proteger o coração e o sistema vascular, especialmente os que são ricos em ácidos graxos (ômega-3) e fibras.

Conheça agora os 10 alimentos que limpam as artérias e protegem o coração.

Salmão

É um alimento rico em ácidos graxos (ômega-3). O consumo em níveis adequados ajuda a reduzir o colesterol, a formação de placas nas artérias e atuam no combate aos triglicerídios.

Linhaça

A linhaça contém ácidos graxos ômega 3 e 6 (antioxidantes) e fibras. É também considerado um alimento funcional. Estudos associam a linhaça ao aumento da defesa do sistema orgânico, diminuição envelhecimento das células, regulando o colesterol e diminuindo os níveis do açúcar no sangue.

Maçã

Pesquisa indicam que a maçã é rica em pectina: substância que reduz os níveis de açúcar no sangue, elimina o colesterol e impede a absorção de gorduras

Leguminosas

As lentilhas, o feijão é o grão-de-bico são ricos em fibras, ácidos graxos (ômega-3) e cálcio. As leguminosas têm a propriedade de saciar a fome. O consumo é recomendado nas sopas ou saladas.

Vinho tinto

A casca da uva é rica em resveratrol (substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias). Quais são principais benefícios do consumo do vinho tinto? Podemos citar algumas delas: reduz o colesterol LDL (mau colesterol) e aumento do HDL (o bom colesterol). Por isso, tem um papel importante na saúde do coração. Mas é preciso usá-lo com moderação.

Aveia

A aveia composta de fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis têm a função de diminuir o colesterol, o açúcar e prevenir doenças cardiovasculares.

As insolúveis, por outro lado, aceleram o trânsito intestinal, além de reduzir o aparecimento de câncer no intestino.

Frutos secos

Os frutos secos são compostos de gordura monoinsaturada. Eles são importantes na diminuição do colesterol ruim, no aumento do bom colesterol, protegendo o coração.

Espinafre

O espinafre, assim como vegetais de folhas verdes, contém luteína, magnésio, fibra e potássio. Além disso, é rico em flavonoides, (substância que funciona como antioxidantes e agentes contra o câncer).

Azeite

O consumo do azeite é muito importante para prevenção das doenças do coração. Ele é considerado um dos alimentos mais saudáveis e rico ácidos graxos monoinsaturados.

Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes. Veja as vantagens desses frutos: contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protege corpo das infecções e na prevenção do envelhcimento precoce.