Como lavar roupas de lã da maneira correta

Como lavar corretamente as roupas de lã, já que é um dos tecidos mais delicados? O processo bastante simples e você só precisa tomar alguns cuidados básicos que o ajudarão a deixar suas roupas como novas, sem o risco de danificá-las.

Neste artigo oferecemos algumas dicas necessárias para limpar ou remover odores de uma roupa de lã. Leia em seguida.

Leia as etiquetas
Leia a etiqueta para ter a certeza se a peça de roupa deve ser lavada à mão ou na máquina.

Escolha o programa de lavagem adequado
Selecione o programa ‘Roupas Delicadas’. Tenha atenção ao programa escolhido na sua máquina de lavar roupa e verifique se a opção de centrifugação está desligada.

Utilize um sabão de qualidade
Opte por utilizar um sabão da sua confiança e que já usou anteriormente.

Retire o excesso de água
Coloque uma toalha seca, por baixo da peça de lã, e vá enrolando suavemente, as duas ao mesmo tempo. O objetivo é que a toalha absorva o excesso de umidade presente ainda na roupa. Seque a roupa na horizontal.

Lave a baixas temperaturas
Quer lave à mão ou na máquina, as peças de lã devem ser lavadas a baixas temperaturas, por isso o aconselhável é lavar com água fria, para garantir que o seu tamanho se mantenha.

Evite o ferro de passar
Essa é uma das vantagens das roupas com tecido de lã, na sua maioria, não precisam de ser passadas a ferro.

Elimine o cheiro a mofo
Para conseguir eliminar estes odores, como o cheiro a mofo, deve deixá-las mergulhadas, aproximadamente 20 minutos, em água e vinagre. Depois basta enxaguar e secar.

Coloque as peças do avesso
Procure virar a peça do avesso, para evitar que esta fique deformada, assim como fechar os fechos e botões, e em segundo, coloque a peça na máquina sem cintos, botões soltos ou objetos nos bolsos.

Não utilize cabides
Deve evitar ao máximo pendurar as peças de roupa de lã em cabides, principalmente se estiverem molhadas, pois o tecido de lã pode perder a sua forma original.